Sumários

P08

2 maio 2019, 15:30 Augusto Moita de Deus

Série P4 (Difusão, Solidificação, Nucleação): problemas 1, 2, 4, 16.


T17

2 maio 2019, 14:00 Augusto Moita de Deus

Cap. 6: SOLIDIFICAÇÃO, NUCLEAÇÃO E DIFUSÃO EM SÓLIDOS.

Difusão atómica em sólidos. Definição. Interdifusão. Auto-difusão. Mecanismos de difusão: difusão intersticial, substitucional (ou, por lacunas). Fluxo de matéria. 1ª lei de Fick. Coeficiente de difusão, ou difusividade atómica. Unidades SI das grandezas que intervêm na 1ª lei de Fick. Variação do coeficiente de difusão com a temperatura. Exemplo: determinação da energia de activação para a difusão. 2ª lei de Fick. Aplicações: cementação de um aço, dopagem de semicondutores. Solução da 2a lei de Fick adequada ao problema da cementação. Função de erro. Exemplos: aplicação da 1a lei de Fick; aplicação da solução da 2a lei de Fick adequada ao processo de cementação.


P-Rev

29 abril 2019, 14:30 Augusto Moita de Deus

Revisões e esclarecimento de dúvidas para o teste 1.


P-Rev

29 abril 2019, 11:00 Augusto Moita de Deus

Revisões e esclarecimento de dúvidas para o teste 1.


T16

29 abril 2019, 09:30 Augusto Moita de Deus

Ocorrência e facilidade/dificuldade/impossibilidade de movimentar as deslocações em materiais, de acordo com as respectivas ligações primárias. Mecanismos de aumento de resistência mecânica, i.e., mecanismos de endurecimento. Obstáculos ao movimento das deslocações. Exemplos de mecanismos de endurecimento (notar a correspondência entre cada mecanismo e o respectivo tipo de defeito que lhe está associado):  a) por refinamento de grão, i.e., por diminuição do tamanho de grão (defeito de ordem 2). Equação de Hall-Petch.

Exemplos de mecanismos de endurecimento (notar a correspondência entre cada mecanismo e o respectivo tipo de defeito que lhe está associado), continuação: b) por solução sólida (defeitos de ordem 0);  c) por precipitação (defeito de ordem 3); d) por trabalho mecanico a frio ie, endurecimento por deformação (defeito de ordem 1). Encruamento. Densidade de deslocações. Efeito da temperatura na curva do ensaio de tracção de materiais metálicos. 

[Este tópico não será avaliado: Recozimento após deformação plástica. Etapas do recozimento:  1. Recuperação; 2. Recristalização; 3. Crescimento de grão.]