Sumários

P10

20 Maio 2019, 14:30 Augusto Moita de Deus

Série P5 (Diagramas de equilíbrio de fases): problemas 9a,b, 1b.


P10

20 Maio 2019, 11:00 Augusto Moita de Deus

Série P5 (Diagramas de equilíbrio de fases): problemas 9a,b, 1b.


T22

20 Maio 2019, 09:30 Augusto Moita de Deus

Reacções isotérmicas presentes no diagrama Fe-Fe3C. Perlite. Estudo de arrefecimentos em equilíbrio desde a fase líquida de aços: eutectóide, hipo-eutectóides e hiper-eutectóides. Microstrutura à temperatura ambiente.

Regra das fases de Gibbs.   F + V = c + 2.  Variância.

Diagramas a um componente (unários). Diagrama p-T da água. Linhas de equilíbrio bifásico. Ponto triplo. Aplicação da regra das fases de Gibbs aos sistemas a um componente (c = 1): V + F = 3. 

Diagramas ternários. Cortes isotérmicos. Triângulo de Gibbs. Diagramas ternários: análise sumária do comportamento em regiões monofásicas, bifásicas e trifásicas: determinação da composição e proporção das fases em cada um desses casos.


P10

16 Maio 2019, 15:30 Augusto Moita de Deus

Série P5 (Diagramas de equilíbrio de fases): problemas 9a,b, 1b.


T21

16 Maio 2019, 14:00 Augusto Moita de Deus

Sistema com uma reacção peritéctica. Exemplos de reacções de tipo peritéctico (reacção peritéctica, peritectóide, sintéctica). 

Transformações isotérmicas. Equilíbrios trifásicos: de tipo eutéctico e peritéctico. Equilíbrios bifásicos: pontos de fusão de componentes puros, pontos de fusão congruente, transformações alotrópicas. Fases terminais e fases intermédias. Tipos de fases sólidas: soluções sólidas (substitucionais ou intersticiais), compostos intermetálicos. Nomenclatura de identificação das fases sólidas.

Diagrama estável e metastável Fe-C. Explicação dos conceitos de equilíbrio estável e metastável. A cementite (Fe3C) como fase metastável. Austenite, ferrite. Justificação do uso do diagrama metastável. Aços-carbono e ferros fundidos.