Sumários

P12

30 Maio 2019, 15:30 Augusto Moita de Deus

Série P6 (Cinética das transformações de fases e tratamentos térmicos): problemas 1, 3, 4. 

Para entrega (VII) (prazo- 14 Junho, dia do 2º teste): Série 6: 2, 27. 

Aula dada aos 3 turnos.


T24

30 Maio 2019, 14:00 Augusto Moita de Deus

Diagrama TTT-TI do aço eutectóide. Perlite, bainite. Perlite fina e grosseira. Bainite superior e inferior. Martensite. Transformação martensítica. Uso do do diagrama TTT-TI para o estudo do arrefecimento de um aço, em particular para a determinação da microstrutura final após o tratamento térmico. 

Diagramas TTT-TI da austenite para aços hipo e hiper-eutectóides. Realce às modificações relativamente ao caso do aço eutectóide. Diagramas TTT-AC da austenite para um aço eutectóide. Realce às modificações relativamente ao caso do diagrama TTT-TI do aço eutectóide. Taxa de arrefecimento crítica, em arrefecimento contínuo, para a formação (em aços eutectoides) de: 100% de martensite; 100% perlite. Austenite residual: discussão sumária.

Tratamentos térmicos. Objectivo. Exemplos de tratamentos térmicos de aços para os quais intervêm os diagramas TTT-AC: têmpera martensítica (por exº arrefecimento em água), que pode ser seguida ou não por revenido; normalização (por exº arrefecimento ao ar); recozimento completo (por exº arrefecimento em forno). Têmperas e recozimentos. Têmperas:  discussão sumária. Exemplos: têmpera (têmpera martensitica), têmpera + revenido, martêmpera, martêmpera + revenido, austêmpera. Revenido: objectivo; alterações ocorridas na martensite durante o revenido. Martensite revenida. Resumo das transformações da austenite e respectivas microstruturas dos produtos de transformação; relação com o respectivo comportamento mecânico.


Cap. 5. MATERIAIS POLIMÉRICOS

Aplicações. Polímeros, monómeros, meros. Reacções de polimerização; polimerização em cadeia. Grau de polimerização. Termoplásticos, termoendurecíveis, elastómeros. Cristalinidade dos polímeros. Copolímeros. Justificação do comportamento mecânico dos polímeros.Temperatura de transição vítrea. 


P11

27 Maio 2019, 14:30 Augusto Moita de Deus

Série P5 (Diagramas de equilíbrio de fases): problemas 3c, 9c, 11, 16.

Para entrega (V, VI) (prazo- 14 Junho, dia do 2º teste): 3a,b; 21 a,b; 22; 17e.


P11

27 Maio 2019, 11:00 Augusto Moita de Deus

Série P5 (Diagramas de equilíbrio de fases): problemas 3c, 9c, 16.

Para entrega (V, VI) (prazo- 14 Junho, dia do 2º teste): 3a,b; 21 a,b; 22; 17e.


T23

27 Maio 2019, 09:30 Augusto Moita de Deus

O papel da difusão numa reacção de solidificação de uma liga em geral.  Arrefecimentos de ligas em condições de não-equilíbrio. Zonamento. Diminuição da temperatura final de solidificação. Tratamento térmico de homogeneização. Eutécticos de não-equilíbrio. Encapsulamento. 

Cap 8. CINÉTICA DAS TRANSFORMAÇÕES DE FASES E TRATAMENTOS TÉRMICOS

Cinética: importância do factor tempo.

Transformações de fases: papel da difusão (em particular para o crescimento da nova fase) e da nucleação (através do sobrearrefecimento).

Diagramas TTT (temperatura, tempo, transformação). Conceito de "início de transformação" (por exº definido quando 1% da transformação já ocorreu, ie, quando a fracção transformada de material, f=1%) e de fim de transformação (quando f=99% por exº).

Formato em "C" das linhas de transformação como resultado da variação da taxa de nucleação com o sobrearrefecimento em conjunção com a variação da taxa de crescimento (que depende do coeficiente de difusão) com a temperatura.

Distinção entre diagramas TTT-TI (de "transformação isotérmica") e TTT-AC (de "arrefecimento contínuo"). Os diagramas TTT-AC são também denominados TTT-TC (de "transformação contínua").

Diagramas TTT (temperatura, tempo, transformação) da austenite.