Suspensão das aulas presenciais: informação geral para os alunos de CDI2

12 março 2020, 07:48 Pedro Resende

Caros alunos,

Leiam com atenção a informação aqui disponibilizada:

Mantenham-se atentos à nova informação que irá surgir em breve, consultando a página da disciplina no fénix com assiduidade pelo menos diária.

Cumprimentos

Covid-19: Medidas de contenção

11 março 2020, 15:08 Pedro Resende

As medidas de contenção em curso, que incluem a suspensão das aulas presenciais decretada no Técnico, servem para controlar a evolução da infecção covid-19, evitando que devido ao contacto social próximo, inevitável nas actividades lectivas, ela se propague mais depressa.

Este esforço de contenção é importante e atempado. Para surtir efeito depende também do empenho individual de cada um de nós para garantir que as medidas não terminem dentro do Técnico mas, pelo contrário, sejam postas em prática por todos nas acções do dia a dia. Isso inclui gestos simples como lavar as mãos, procurar evitar aglomerações sociais semelhantes às que decorreriam durante as aulas presenciais, etc.

As medidas de contenção protegem não só os próprios mas também todos os que nos rodeiam, e são especialmente importantes para evitar expor à doença os membros mais vulneráveis da comunidade, como os idosos e as pessoas que sofrem de condições crónicas debilitantes.

O efeito imediato delas é atenuar o número de casos severos que afluem em simultâneo aos hospitais necessitando de cuidados intensivos, assim evitando que se atinja uma situação de ruptura na qual mortes e sequelas graves, que normalmente seriam evitáveis, ocorrem devido à impossibilidade de prestar cuidados médicos adequados.

Uma explicação clara deste mecanismo pode ser lida neste artigo:

Um artigo muito informativo e mais longo está aqui:

As medidas de contenção também permitem ganhar tempo enquanto são testados novos tratamentos e vacinas.

Não há motivo para medos irracionais nem para atitudes irresponsáveis como o seriam açambarcar mantimentos nos supermercados. Mas é importante colaborar seriamente no esforço de prevenção seguindo as recomendações da DGS:

Em breve serão publicadas informações sobre a forma como as aulas irão decorrer no futuro próximo.

Covid-19: Suspensão das aulas presenciais

10 março 2020, 22:49 Pedro Resende

Amanhã (4ª feira, 11 de Março) não haverá aulas nem sessões de dúvidas. Informações a respeito da continuação das aulas serão dadas brevemente.

Início das aulas e informação geral

12 fevereiro 2020, 18:08 Pedro Resende

• As aulas teóricas têm início no dia 17/2 e as aulas práticas no dia 18/2. Cada aula começa exactamente 10 minutos após a hora indicada no horário. Na primeira aula prática cada aluno deve entregar ao docente a respectiva ficha de aluno preenchida e com fotografia. Os docentes das aulas práticas são: Hugo Tavares (4ª feira e 5ª feira na sala P12); Pedro Resende (3ª feira e 5ª feira na sala V1.15).
  • A bibliografia da disciplina está disponível no separador Bibliografia. O livro principal é: Cálculo Diferencial e Integral em Rn, Gabriel E. Pires, 2012, IST Press (errata em http://www.math.ist.utl.pt/~gpires/CII/errata.pdf).
  • O método de avaliação está disponível no separador Métodos de Avaliação. A preparação das aulas práticas deve ser feita de acordo com o que está recomendado nessa página. A lista dos problemas das aulas práticas, bem como a lista resumida de respostas, está disponível no separador Material de Estudo e Avaliação.
  • As provas escritas de avaliação são: 1º teste, 18 de Abril de 2020 (partes 1 a 4 do programa — ver abaixo); 2º teste, 5 de Junho de 2020 (partes 5 a 9 do programa — ver abaixo); Testes de recuperação, 1 de Julho de 2020. Mais informação está disponível no separador Avaliação (as salas das provas serão anunciadas antes da realização de cada uma).
  • O programa está disponível no separador Programa. Os capítulos principais são os seguintes:
  1. Topologia em Rn e continuidade de funções em Rn.
  2. Cálculo diferencial em Rn.
  3. Fórmula de Taylor e extremos.
  4. Cálculo Integral em Rn.
  5. Teorema da função inversa e teorema da função Implícita.
  6. Variedades. Extremos condicionados.
  7. Integrais em variedades.
  8. Integrais de linha. Campos gradiente e campos fechados.
  9. Teorema de Green. Teorema da divergência. Teorema de Stokes.