Covid-19: Medidas de contenção

11 março 2020, 15:08 Pedro Resende

As medidas de contenção em curso, que incluem a suspensão das aulas presenciais decretada no Técnico, servem para controlar a evolução da infecção covid-19, evitando que devido ao contacto social próximo, inevitável nas actividades lectivas, ela se propague mais depressa.

Este esforço de contenção é importante e atempado. Para surtir efeito depende também do empenho individual de cada um de nós para garantir que as medidas não terminem dentro do Técnico mas, pelo contrário, sejam postas em prática por todos nas acções do dia a dia. Isso inclui gestos simples como lavar as mãos, procurar evitar aglomerações sociais semelhantes às que decorreriam durante as aulas presenciais, etc.

As medidas de contenção protegem não só os próprios mas também todos os que nos rodeiam, e são especialmente importantes para evitar expor à doença os membros mais vulneráveis da comunidade, como os idosos e as pessoas que sofrem de condições crónicas debilitantes.

O efeito imediato delas é atenuar o número de casos severos que afluem em simultâneo aos hospitais necessitando de cuidados intensivos, assim evitando que se atinja uma situação de ruptura na qual mortes e sequelas graves, que normalmente seriam evitáveis, ocorrem devido à impossibilidade de prestar cuidados médicos adequados.

Uma explicação clara deste mecanismo pode ser lida neste artigo:

https://www.weforum.org/agenda/2020/03/this-one-chart-shows-why-minimizing-coronavirus-impact-is-a-race-against-time/


Um artigo muito informativo e mais longo está aqui:

https://medium.com/@tomaspueyo/coronavirus-act-today-or-people-will-die-f4d3d9cd99ca

As medidas de contenção também permitem ganhar tempo enquanto são testados novos tratamentos e vacinas.

Não há motivo para medos irracionais nem para atitudes irresponsáveis como o seriam açambarcar mantimentos nos supermercados. Mas é importante colaborar seriamente no esforço de prevenção seguindo as recomendações da DGS:

Em breve serão publicadas informações sobre a forma como as aulas irão decorrer no futuro próximo.