Dissertação

{pt_PT=Aplicação da metodologia RAM a motores marítimos fora de bordo} {} EVALUATED

{pt=Neste trabalho desenvolveu-se uma metodologia capaz de identificar e quantificar o risco de inoperacionalidade dos motores fora de bordo, para os modos de falha recorrentemente encontrados. A análise tem por base os princípios da metodologia RAM, que avalia a fiabilidade, a disponibilidade e a manutenibilidade. Devido à forte incidência de corrosão nos motores utilizados em embarcações, foram realizados ensaios de corrosão de forma a melhor compreender o processo de corrosão nos motores, comparando os resultados obtidos com os dados existentes na literatura. O estudo começa por apresentar as funções dos principais componentes dos motores fora de bordo. Seguidamente, é feita uma análise dos princípios da análise RAM. Para a análise dos modos de falha, utilizou-se a metodologia failure modes, effects and criticality analysis (FMECA), na qual são identificados os potenciais modos de falha e risco associado aos mesmos. É feita uma abordagem ao processo de corrosão, com maior incidência no processo de corrosão galvânica. Foram realizados três tipos de ensaios de corrosão, medição da intensidade de corrente para diferentes regimes de rotação do motor; determinação da taxa de corrosão para condições de repouso; medição do potencial de protecção para diferentes razões de área de exposição do ânodo de sacrifício., en=The market share of the outboard engines is increasing in the maritime engines market. Outboard engines are used in critical situations and a failure could jeopardise users. Hence, it is necessary to improve the reliability of this engines. Performing a Reliability, Availability and Maintainability (RAM) analysis is crucial in order to study the service performance of the engines. Part of the study includes the application of the failure modes effects and criticality analysis (FMECA), which is a step-by-step approach for identifying all possible causes of failures and its effects in designing, manufacturing and assembly process on the engines. In this paper, the FMECA analysis was applied on the engines in order to identify and prioritize by probability of occurrence, detectability and severity, the failures encountered in the workshops, accordingly to the calculated Risk Priority Number (RPN). In addition, corrosion tests were performed because corrosion effects are often a cause of failures. To understand better the process, three different tests were performed. The first consists in studying the behaviour of the current circulating between the anode and the engine for different engine speeds. The second test consists in calculating the corrosion rate in the anode when paired with the engine in static conditions. The last one involves studying the behaviour of the engine potential for different area ratios of the anode and the motor. The results of this analysis could be used to improve the design and maintenance procedures of the outboard engines.}
{pt=RAM, FMECA, RPN, Corrosão, Protecção Catódica, Ânodos Sacrificiais, en=RAM, FMECA, RPN, Corrosion, Cathodic Protection, Sacrificial Anode}

Novembro 22, 2018, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Alda Maria Pereira Simões

Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Professor Associado

ORIENTADOR

Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar