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Área Científica de Decisão e Informação > Decisão e Informação

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Nível

Exame individual e trabalho em grupo

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

A capacidade de tomar decisões é apontada pela maioria dos executivos de topo nas organizações como o atributo mais importante para uma gestão bem sucedida. O objectivo da disciplina de Modelos de Apoio à Decisão é ensinar, com apoio em casos e software, métodos para ajudar a melhorar a tomada de decisões nas organizações públicas e privadas, na indústria e nos serviços, em problemas complexos de contextos diversos: de incerteza, de risco, de múltiplos objectivos, de avaliação de estratégias alternativas, de alocação de recursos, de decisão em grupo, e de negociação.

Programa

A problemática da tomada de decisão: Definição de (problema de) decisão. Importância na engenharia e gestão. Características do contexto de decisão. Estratégias de tomada de decisão: intuitiva, analítica e consultiva. Incerteza e complexidade. Valor e risco. O que é a Análise de Decisão (AD)? Objectivo da AD. Os sete passos fundamentais da AD. Escolas de AD e fundamentos teóricos. A problemática da ajuda à decisão, e a distinção entre ?tomada de decisão? e ?ajuda à decisão?. Estratégias de intervenção: Do paradigma da optimização ao paradigma da aprendizagem. Análise de valor e utilidade. Decisão em Processo de Conferência. Modelos, técnicas e software para apoio à decisão: 1. Árvores de decisão e diagramas de influência (DATA). 2. Redes ?bayesianas? (NETICA). 3. Análise de Risco (@Risk). 4. Mapeamento Cognitivo (Decision Explorer). 5. Avaliação multicritério (MACBETH). 6. Alocação de recursos e negociação (EQUITY). Apresentação e discussão de casos reais.

Metodologia de avaliação

Exame individual e trabalho em grupo

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Making Hard Decisions with Decision Tools

R.T. Clemen & T. Reilly

2001

Duxbury Press


Decision Analysis for Management Judgement

P. Goodwin & G. Wright

2003

John Wiley and Sons


Multiple Criteria Decision Analysis

Belton, V. & T. Stewart

2002

Kluwer Academic Publishers


Smart Choices: A Practical Guide to Making Better Decisions

J.S. Hammond, R.L. Keeney & H. Raiffa

1998

Harvard Business School Press


Secundária

Rational Analysis for a Problematic World Revisited: Problem Structuring Methods for Complexity, Uncertainty and Conflict

J. Rosenhead, J. Mingers

2001

John Wiley & Sons


Value-Focused Thinking: A Path to Creative Decisionmaking

R.L. Keeney

1992

Harvard University Press