Eventos

Procura Aberta

22 Abril 2019, 12:23 - Fátima Jacinto

O Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa tem em curso um processo de procura aberta de possíveis candidatos a exercer as funções de docente convidado (aos níveis de Assistente, Professor Auxiliar, ou Professor Associado) nos seguintes domínios específicos de ensino:

 Avaliação de Projetos

Contabilidade

Controlo de Gestão

Finanças Empresariais

Marketing e Gestão Comercial

Gestão de Projetos de Engenharia

 

Esta procura aberta não é exclusiva a candidatos que se encontrem na carreira universitária ou de investigação, sendo requerimento mínimo de formação que tenham completado um Mestrado (com classificação igual ou superior a 14 valores) ou, preferencialmente, um doutoramento, em Gestão, Economia, Engenharia e Gestão, ou áreas afins. É também condição preferencial a experiência de ensino nas áreas supra referidas.

 

Os possíveis candidatos deverão enviar para os seguintes endereços de correio electrónico:
rui.baptista@tecnico.ulisboa.pt

fatima.jacinto@tecnico.ulisboa.pt 

um ficheiro “zip” com os seguintes elementos:

 

• Curriculum Vitae.

• Interesses de ensino e disponibilidades em termos de horário.

• Contato (incluindo o endereço de correio electrónico) de um académico, investigador, ou profissional da área de ensino que possa atestar das suas qualidades profissionais, pedagógicas, e científicas.

 

Estes elementos deverão preferencialmente ser enviados até ao dia 24 de Maio de 2019, por forma a serem considerados para início de atividade em Setembro de 2019 ou Fevereiro de 2020. Para quaisquer questões adicionais, por favor contate os endereços de e-mail fornecidos acima.


Alunos da LEGI premiados na IV Edição Academia GRACE

3 Julho 2018, 14:50 - Fátima Jacinto

No passado dia 20 de junho realizou-se o Evento Uni.Network LigAção em Leça do Balio, com a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da Academia Grace de 2017/18.

Esta é uma iniciativa do Projeto Uni.Network do GRACE que visa promover a ligação entre os meios empresarial e académico.

Concorreram 94 trabalhos, num total de 317 alunos envolvidos, de nove entidades académicas. Dois grupos de alunos do curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, orientados pela Prof. Ana Carvalho e pela Engenheira Andreia Santos, foram classificados em 2º e 3º lugar nesta IV Edição da Academia GRACE:

  • 2º lugar: Penso Biodegradável: Afonso Pinheiro Matos; Gonçalo Rebelo de Andrade, Gonçalo Toscano Rico, Lourenço Horta Correia

  • 3º Lugar: EasyPlant - Plantador Manual de Arroz: Adriana Ribeiro, Joaquim Marques, Mário Silva, Sofia Bastos


O Departamento de Engenharia e Gestão orgulha-se da sua participação neste projeto em representação do Técnico e espera continuar a motivar e orientar os trabalhos dos seus alunos em torno dos temas do empreendedorismo social e da tecnologia ao serviço da Responsabilidade Social Corporativa.


Professora Susana Relvas: “Desafios da Logística”

14 Julho 2017, 17:23 - Fátima Jacinto

A Professora Susana Relvas, Professora Associada do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico, foi a representante da academia escolhida para fazer o enquadramento do terceiro de uma série de debates organizados pelo semanário Expresso sobre o tema da Logística, com uma apresentação de sua autoria intitulada “Desafios da Logística”.

A série de debates do “Próximo Nível”, que se realizará ao longo do ano, é uma iniciativa do Expresso em parceria com o Banco Popular.

O  debate realizou-se no dia 6 de Junho de 2017 na sede do Banco Popular, moderado pelo Jornalista João Pedro Vieira do Expresso, e teve como participantes:

  • Sandra Augusto, Directora Logística, Autoeuropa
  • Nuno Filipe Rangel, CEO, Grupo Rangel
  • Paulo Paiva, CEO, Geocargo & APAT
  • Rui Gomes, Country Manager, DHL


Business Booster and Lisbon Case Study Competition organizado com sucesso pelo NEEGI

21 Março 2017, 13:56 - Fátima Jacinto

O NEEGI – Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, organizou de 1 a 4 de março de 2017, o Business Booster and LCSC, no âmbito de um projeto da ESTIEM (European STudents of Industrial Engineering and Management). Para o efeito tinha recebido um prémio de 1000€, no âmbito do CA2ECTecnico (2016/2017), atribuído pelo BPI.

  • 1 de março -  Workshop da LISPOLIS sobre Business Model Canvas, com sessão de empreendedores e startups  (Slefties, Mobizy).
  • 2 de março -  Workshop pela startup Followprice sobre “Elevator Pitch of a New Product” e sessão sobre investimento em empreendedorismo em Portugal. Debate moderado pelo aluno e empreendedor João Perdiz, com participação de Bruno Santos Amaro, Miguel Barbosa (Portugal Ventures), DNA Cascais, e Pedro Rebordão.
  • 3 de março - sessão da AIESEC sobre programa de estágios em startups no estrangeiro, e apresentação do Professor Coordenador da Licenciatura e Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do IST Francisco Lima. Houve visitas muito concorridas à Beta-i, Startup Lisboa e à Uniplaces.
  • 4 de março - Lisbon Case Study Competition, organizado pela Deloitte, que contou com a participação de 20 estudantes estrangeiros e 40 estudantes do IST, NOVA SBE e Católica LBSE.

 


Entrega do Prémio Best in Class 2016

7 Março 2017, 11:42 - Fátima Jacinto

Realizou-se no dia 3 de Março, pelas 15:00, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do IST - Alameda, a sessão de entrega do Prémio de Mérito Académico “Best in Class BCG” ao melhor aluno na unidade curricular de Gestão do IST, que no ano lectivo 2015/2016 foi atribuído a Francisco Horta Ferreira da Silva, aluno nº 79030, do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica. 

A sessão contou com a presença do Professor Arlindo Oliveira, Presidente do IST, do Eng. José Ferreira, Principal da BCG, do Professor Rui Baptista, Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão e do Professor João Oliveira Soares, Responsável da u.c. de Gestão.


O  professor João Oliveira Soares exaltou o peso da iniciativa “que sensibiliza os alunos” e agradeceu a disponibilidade da BCG para “continuar a ser um parceiro que estimula a aprendizagem e que todos os anos recruta vários dos nossos alunos para os seus quadros”. O elogio foi retribuído pelo “Principal” da BCG, o engenheiro José Ferreira, que assegurou que para a sua empresa “o Técnico é uma fonte de talento”.

O protagonista da tarde, Francisco Horta da Silva , visivelmente feliz, partilhou a importância da iniciativa para que “a cadeira de gestão seja levada mais a sério”. O jovem que não descarta a hipótese de trabalhar como gestor ao longo da sua carreira, acredita que “esta componente de interpretação que a cadeira de gestão oferece é essencial para qualquer engenheiro”.

Seguiu-se uma palestra, ministrada pelo “Principal” da BCG que expôs aos presentes, recorrendo a alguns exemplos práticos, o impacto e a importância que a inteligência artificial tem no mercado e consequentemente no quotidiano do próprio consumidor.