Docentes do DEG distinguidos com Diplomas de Excelência

26 Maio 2017, 12:16 - Fátima Jacinto

Às Professoras Ana Póvoa, Ana Carvalho, Ana Sofia Costa, Tânia Ramos e Tânia Varela, e aos Professores Carlos Monteiro e António Sérgio Ribeiro, do Departamento de Engenharia e Gestão, foram atribuídos no passado dia 23 de Maio os seus Diplomas de Docentes Excelentes, relativos ao último ano lectivo.

Esta distinção insere-se no quadro do sistema QUC do IST, tendo a entrega dos diplomas ocorrido no Salão Nobre, no âmbito da Sessão Solene do Dia do Técnico, com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa, Professor António da Cruz Serra, do Presidente do Instituto Superior Técnico, Professor Arlindo Oliveira e do Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão, Professor Rui Baptista. A Professora Ana Carvalho não esteve presente dado encontrar-se em sabática no MIT.

Provas de Agregação em Engenharia e Gestão do Professor José Rui de Matos Figueira

22 Maio 2017, 15:07 - Fátima Jacinto

O Departamento de Engenharia e Gestão endereça ao Professor José Rui de Matos Figueira, Professor Associado do Departamento de Engenharia e Gestão, os parabéns pela realização com sucesso das suas provas de Agregação em Engenharia e Gestão, que se realizaram no Instituto Superior Técnico, nos passados dias 17 e 18 de maio de 2017.

As provas consistiram da apresentação, no dia 17 de maio, de um Relatório de disciplina intitulado “Intermediate Operations Research“ e no dia 18 de maio, do Seminário intitulado “ Multi-Objective Assignment Problems ”.

O título de Agregado em Engenharia e Gestão foi Atribuído por Unanimidade ao Professor José Rui de Matos Figueira.

Prova de Doutoramento em Engenharia e Gestão

27 Abril 2017, 10:55 - Fátima Jacinto

Candidato: Ricardo Jorge Gomes Mateus

Dia: 19/06/2017

Hora: 14:00 horas
Local: Anfiteatro PA-3 (Pav. de Matemática, piso - 1, IST  - Campus Alameda)

Título da Tese: “Combining Multicriteria Value Measurement with Mathematical Programming for Modeling Complex Decisions: applications in strategic forest management planning”

Orientador Científico: Prof. Carlos António Bana e Costa, Professor Catedrático do IST

Business Booster and Lisbon Case Study Competition organizado com sucesso pelo NEEGI

21 Março 2017, 13:56 - Fátima Jacinto

O NEEGI – Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, organizou de 1 a 4 de março de 2017, o Business Booster and LCSC, no âmbito de um projeto da ESTIEM (European STudents of Industrial Engineering and Management). Para o efeito tinha recebido um prémio de 1000€, no âmbito do CA2ECTecnico (2016/2017), atribuído pelo BPI.

• 1 de março -  Workshop da LISPOLIS sobre Business Model Canvas, com sessão de empreendedores e startups  (Slefties, Mobizy).
  • 2 de março -  Workshop pela startup Followprice sobre “Elevator Pitch of a New Product” e sessão sobre investimento em empreendedorismo em Portugal. Debate moderado pelo aluno e empreendedor João Perdiz, com participação de Bruno Santos Amaro, Miguel Barbosa (Portugal Ventures), DNA Cascais, e Pedro Rebordão.
  • 3 de março - sessão da AIESEC sobre programa de estágios em startups no estrangeiro, e apresentação do Professor Coordenador da Licenciatura e Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do IST Francisco Lima. Houve visitas muito concorridas à Beta-i, Startup Lisboa e à Uniplaces.
  • 4 de março - Lisbon Case Study Competition, organizado pela Deloitte, que contou com a participação de 20 estudantes estrangeiros e 40 estudantes do IST, NOVA SBE e Católica LBSE.

Entrega do Prémio Best in Class 2016

7 Março 2017, 11:42 - Fátima Jacinto

Realizou-se no dia 3 de Março, pelas 15:00, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do IST - Alameda, a sessão de entrega do Prémio de Mérito Académico “Best in Class BCG” ao melhor aluno na unidade curricular de Gestão do IST, que no ano lectivo 2015/2016 foi atribuído a Francisco Horta Ferreira da Silva, aluno nº 79030, do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica.

A sessão contou com a presença do Professor Arlindo Oliveira, Presidente do IST, do Eng. José Ferreira, Principal da BCG, do Professor Rui Baptista, Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão e do Professor João Oliveira Soares, Responsável da u.c. de Gestão.

O  professor João Oliveira Soares exaltou o peso da iniciativa “que sensibiliza os alunos” e agradeceu a disponibilidade da BCG para “continuar a ser um parceiro que estimula a aprendizagem e que todos os anos recruta vários dos nossos alunos para os seus quadros”. O elogio foi retribuído pelo “Principal” da BCG, o engenheiro José Ferreira, que assegurou que para a sua empresa “o Técnico é uma fonte de talento”.

O protagonista da tarde, Francisco Horta da Silva , visivelmente feliz, partilhou a importância da iniciativa para que “a cadeira de gestão seja levada mais a sério”. O jovem que não descarta a hipótese de trabalhar como gestor ao longo da sua carreira, acredita que “esta componente de interpretação que a cadeira de gestão oferece é essencial para qualquer engenheiro”.

Seguiu-se uma palestra, ministrada pelo “Principal” da BCG que expôs aos presentes, recorrendo a alguns exemplos práticos, o impacto e a importância que a inteligência artificial tem no mercado e consequentemente no quotidiano do próprio consumidor.