Lançamento do livro: Gestão para Engenheiros, de Luís Mira Amaral

10 Dezembro 2018, 11:44 - Fátima Jacinto

O Departamento de Engenharia e Gestão tem o prazer de anunciar e convidar todos os seus membros para assistir ao lançamento do livro Gestão para Engenheiros, da autoria do Prof. Luís Mira Amaral, numa cerimónia que terá lugar no próximo dia 17 de dezembro de 2018 no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros - Lisboa, pelas 18:00 horas.

A entrada é gratuita mas pede-se aos interessados em assistir que façam uma inscrição no portal da OE criado para o efeito, seguindo este link.
livro_3_17531335835c040b35121c8.jpg

Alunos da LEGI premiados na IV Edição Academia GRACE

3 Julho 2018, 14:50 - Fátima Jacinto

No passado dia 20 de junho realizou-se o Evento Uni.Network LigAção em Leça do Balio, com a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da Academia Grace de 2017/18.

Esta é uma iniciativa do Projeto Uni.Network do GRACE que visa promover a ligação entre os meios empresarial e académico.

Concorreram 94 trabalhos, num total de 317 alunos envolvidos, de nove entidades académicas. Dois grupos de alunos do curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, orientados pela Prof. Ana Carvalho e pela Engenheira Andreia Santos, foram classificados em 2º e 3º lugar nesta IV Edição da Academia GRACE:

• 2º lugar: Penso Biodegradável: Afonso Pinheiro Matos; Gonçalo Rebelo de Andrade, Gonçalo Toscano Rico, Lourenço Horta Correia

• 3º Lugar: EasyPlant - Plantador Manual de Arroz: Adriana Ribeiro, Joaquim Marques, Mário Silva, Sofia Bastos

O Departamento de Engenharia e Gestão orgulha-se da sua participação neste projeto em representação do Técnico e espera continuar a motivar e orientar os trabalhos dos seus alunos em torno dos temas do empreendedorismo social e da tecnologia ao serviço da Responsabilidade Social Corporativa.

Professora Susana Relvas: “Desafios da Logística”

14 Julho 2017, 17:23 - Fátima Jacinto

A Professora Susana Relvas, Professora Associada do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico, foi a representante da academia escolhida para fazer o enquadramento do terceiro de uma série de debates organizados pelo semanário Expresso sobre o tema da Logística, com uma apresentação de sua autoria intitulada “Desafios da Logística”.

A série de debates do “Próximo Nível”, que se realizará ao longo do ano, é uma iniciativa do Expresso em parceria com o Banco Popular.

O  debate realizou-se no dia 6 de Junho de 2017 na sede do Banco Popular, moderado pelo Jornalista João Pedro Vieira do Expresso, e teve como participantes:

• Sandra Augusto, Directora Logística, Autoeuropa
  • Nuno Filipe Rangel, CEO, Grupo Rangel
  • Paulo Paiva, CEO, Geocargo & APAT
  • Rui Gomes, Country Manager, DHL

Business Booster and Lisbon Case Study Competition organizado com sucesso pelo NEEGI

21 Março 2017, 13:56 - Fátima Jacinto

O NEEGI – Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, organizou de 1 a 4 de março de 2017, o Business Booster and LCSC, no âmbito de um projeto da ESTIEM (European STudents of Industrial Engineering and Management). Para o efeito tinha recebido um prémio de 1000€, no âmbito do CA2ECTecnico (2016/2017), atribuído pelo BPI.

• 1 de março -  Workshop da LISPOLIS sobre Business Model Canvas, com sessão de empreendedores e startups  (Slefties, Mobizy).
  • 2 de março -  Workshop pela startup Followprice sobre “Elevator Pitch of a New Product” e sessão sobre investimento em empreendedorismo em Portugal. Debate moderado pelo aluno e empreendedor João Perdiz, com participação de Bruno Santos Amaro, Miguel Barbosa (Portugal Ventures), DNA Cascais, e Pedro Rebordão.
  • 3 de março - sessão da AIESEC sobre programa de estágios em startups no estrangeiro, e apresentação do Professor Coordenador da Licenciatura e Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do IST Francisco Lima. Houve visitas muito concorridas à Beta-i, Startup Lisboa e à Uniplaces.
  • 4 de março - Lisbon Case Study Competition, organizado pela Deloitte, que contou com a participação de 20 estudantes estrangeiros e 40 estudantes do IST, NOVA SBE e Católica LBSE.

Entrega do Prémio Best in Class 2016

7 Março 2017, 11:42 - Fátima Jacinto

Realizou-se no dia 3 de Março, pelas 15:00, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do IST - Alameda, a sessão de entrega do Prémio de Mérito Académico “Best in Class BCG” ao melhor aluno na unidade curricular de Gestão do IST, que no ano lectivo 2015/2016 foi atribuído a Francisco Horta Ferreira da Silva, aluno nº 79030, do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica.

A sessão contou com a presença do Professor Arlindo Oliveira, Presidente do IST, do Eng. José Ferreira, Principal da BCG, do Professor Rui Baptista, Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão e do Professor João Oliveira Soares, Responsável da u.c. de Gestão.

O  professor João Oliveira Soares exaltou o peso da iniciativa “que sensibiliza os alunos” e agradeceu a disponibilidade da BCG para “continuar a ser um parceiro que estimula a aprendizagem e que todos os anos recruta vários dos nossos alunos para os seus quadros”. O elogio foi retribuído pelo “Principal” da BCG, o engenheiro José Ferreira, que assegurou que para a sua empresa “o Técnico é uma fonte de talento”.

O protagonista da tarde, Francisco Horta da Silva , visivelmente feliz, partilhou a importância da iniciativa para que “a cadeira de gestão seja levada mais a sério”. O jovem que não descarta a hipótese de trabalhar como gestor ao longo da sua carreira, acredita que “esta componente de interpretação que a cadeira de gestão oferece é essencial para qualquer engenheiro”.

Seguiu-se uma palestra, ministrada pelo “Principal” da BCG que expôs aos presentes, recorrendo a alguns exemplos práticos, o impacto e a importância que a inteligência artificial tem no mercado e consequentemente no quotidiano do próprio consumidor.