Eventos

Business Booster and Lisbon Case Study Competition organizado com sucesso pelo NEEGI

21 Março 2017, 13:56 - Fátima Jacinto

O NEEGI – Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, organizou de 1 a 4 de março de 2017, o Business Booster and LCSC, no âmbito de um projeto da ESTIEM (European STudents of Industrial Engineering and Management). Para o efeito tinha recebido um prémio de 1000€, no âmbito do CA2ECTecnico (2016/2017), atribuído pelo BPI.

  • 1 de março -  Workshop da LISPOLIS sobre Business Model Canvas, com sessão de empreendedores e startups  (Slefties, Mobizy).
  • 2 de março -  Workshop pela startup Followprice sobre “Elevator Pitch of a New Product” e sessão sobre investimento em empreendedorismo em Portugal. Debate moderado pelo aluno e empreendedor João Perdiz, com participação de Bruno Santos Amaro, Miguel Barbosa (Portugal Ventures), DNA Cascais, e Pedro Rebordão.
  • 3 de março - sessão da AIESEC sobre programa de estágios em startups no estrangeiro, e apresentação do Professor Coordenador da Licenciatura e Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do IST Francisco Lima. Houve visitas muito concorridas à Beta-i, Startup Lisboa e à Uniplaces.
  • 4 de março - Lisbon Case Study Competition, organizado pela Deloitte, que contou com a participação de 20 estudantes estrangeiros e 40 estudantes do IST, NOVA SBE e Católica LBSE.

 


Entrega do Prémio Best in Class 2016

7 Março 2017, 11:42 - Fátima Jacinto

Realizou-se no dia 3 de Março, pelas 15:00, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do IST - Alameda, a sessão de entrega do Prémio de Mérito Académico “Best in Class BCG” ao melhor aluno na unidade curricular de Gestão do IST, que no ano lectivo 2015/2016 foi atribuído a Francisco Horta Ferreira da Silva, aluno nº 79030, do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica. 

A sessão contou com a presença do Professor Arlindo Oliveira, Presidente do IST, do Eng. José Ferreira, Principal da BCG, do Professor Rui Baptista, Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão e do Professor João Oliveira Soares, Responsável da u.c. de Gestão.


O  professor João Oliveira Soares exaltou o peso da iniciativa “que sensibiliza os alunos” e agradeceu a disponibilidade da BCG para “continuar a ser um parceiro que estimula a aprendizagem e que todos os anos recruta vários dos nossos alunos para os seus quadros”. O elogio foi retribuído pelo “Principal” da BCG, o engenheiro José Ferreira, que assegurou que para a sua empresa “o Técnico é uma fonte de talento”.

O protagonista da tarde, Francisco Horta da Silva , visivelmente feliz, partilhou a importância da iniciativa para que “a cadeira de gestão seja levada mais a sério”. O jovem que não descarta a hipótese de trabalhar como gestor ao longo da sua carreira, acredita que “esta componente de interpretação que a cadeira de gestão oferece é essencial para qualquer engenheiro”.

Seguiu-se uma palestra, ministrada pelo “Principal” da BCG que expôs aos presentes, recorrendo a alguns exemplos práticos, o impacto e a importância que a inteligência artificial tem no mercado e consequentemente no quotidiano do próprio consumidor.




Debate sobre o tema “Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior – uma reflexão”

2 Março 2017, 10:38 - Fátima Jacinto

No dia 6 de Março, às 13h50 na sala 0.65 do Campus do TagusPark, realizar-se-á a Sessão de Debate sobre o tema “Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior – uma reflexão”, enquadrado no Evento da Responsabilidade Social que é dinamizado pela Professora Ana Carvalho do Departamento de Engenharia e Gestão, e que este ano é dedicado às Necessidades Educativas Especiais no Ensino Universitário, em particular no Técnico Lisboa.

Estarão presentes vários convidados dos quais destacamos os alunos José Pedro Vermelho Maié e Marco António Rodrigues (Técnico Lisboa-Taguspark) que irão apresentar os seus testemunhos, a Professora Cristina Espadinha (Faculdade de Motricidade Humana) e a Professora Sara Bahia Nogueira (Faculdade de Psicologia de Lisboa), ambas  em representação da Rede das Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Lisboa, o Professor Tiago Guerreiro  (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), o Professor Hugo Nicolau, o Professor Francisco Melo, a Professora Luísa Coheur e a aluna finalista de mestrado Margarida Reis (Técnico Lisboa) que irão apresentar projetos desenvolvidos nesta área do conhecimento.

As Professoras Ana Carvalho e Ana Moura Santos (Técnico Lisboa) serão moderadoras de duas sessões temáticas.

A abertura deste evento contará com a presença do Professor Luís Correia, Vice-presidente do Técnico Lisboa para o campus do Taguspark.

Para mais informações, por favor consulte o Programa do evento.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição através do formulário: http://bit.ly/2kUAlfv

Este evento é realizado com o apoio da Rede NEE da Universidade de Lisboa, o Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, LAGE2 e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico.

Attachments


Prova de Doutoramento em Engenharia e Gestão

23 Dezembro 2016, 10:50 - Fátima Jacinto

Candidato: José Carlos Tavares Santos Neves Ferrão 

Dia: 09/01/2017
Hora: 10:00 horas
Sala 4.41 (Pav. de Engenharia Civil, piso 2, IST  - Campus Alameda)
Título da Tese:Leveraging Structured Electronic Health Record Data to Inform Hospital Management ”.

 

Orientadora Científica: Prof. Mónica Oliveira, Professora Associada do IST

Co-Orientador: Mestre Filipe José Janela Godinho, Head of Public Affairs, Consulting and Business Development, Siemens Healthineers

 


I Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial

20 Abril 2016, 10:53 - Fátima Jacinto

As I Jornadas de EGI terão lugar no campus Taguspark durante os dias 28 e 29 de Abril de 2016. Têm como principal objetivo a aproximação entre alunos, antigos alunos, professores, e profissionais que, de uma forma ou de outra, estão ligados à Engenharia e Gestão Industrial, num ambiente de partilha de experiências, troca de opiniões e de networking.

Ao longo destes dois dias irão decorrer palestras e workshops  (Sala 1.38) apresentados por empresas e oradores convidados, abertos a toda a comunidade. 

O evento contará com a presença de empresas como a BCG (Boston Consulting Group), a Galp Energia, o Kaizen Institute, a Jerónimo Martins, a startup Followprice e ainda com a participação especial do Engº Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova. 

Pode consultar o Programa detalhado em:

jornadasegi.tecnico.ulisboa.pt