Eventos

Professor do DEG distinguido com a Medalha de Ouro da International Society on MCDM (Multiple Criteria Decision-Making)

18 Julho 2017, 14:59 - Fátima Jacinto

O Professor José Rui de Matos Figueira, Professor Associado (com Agregação) do Departamento de Engenharia e Gestão, foi distinguido com a atribuição de uma Medalha de Ouro pela International Society on Multiple Criteria Decision-Making. O Professor José Rui de Matos Figueira tornou-se assim no primeiro português a receber esta que é a maior honra concedida por esta Sociedade Internacional a um estudioso que tenha contribuído marcadamente para a teoria, metodologia, prática e desenvolvimento profissional de MCDM na tomada de decisão, ao longo de toda uma carreira distinta.
A medalha foi oficialmente entregue numa sessão solene que se realizou no dia 13 de julho de 2017, na Conferência da referida sociedade que teve lugar em Ottawa, no Canadá.




Professora Susana Relvas: “Desafios da Logística”

14 Julho 2017, 17:23 - Fátima Jacinto

A Professora Susana Relvas, Professora Associada do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico, foi a representante da academia escolhida para fazer o enquadramento do terceiro de uma série de debates organizados pelo semanário Expresso sobre o tema da Logística, com uma apresentação de sua autoria intitulada “Desafios da Logística”.

A série de debates do “Próximo Nível”, que se realizará ao longo do ano, é uma iniciativa do Expresso em parceria com o Banco Popular.

O  debate realizou-se no dia 6 de Junho de 2017 na sede do Banco Popular, moderado pelo Jornalista João Pedro Vieira do Expresso, e teve como participantes:

  • Sandra Augusto, Directora Logística, Autoeuropa
  • Nuno Filipe Rangel, CEO, Grupo Rangel
  • Paulo Paiva, CEO, Geocargo & APAT
  • Rui Gomes, Country Manager, DHL


Business Booster and Lisbon Case Study Competition organizado com sucesso pelo NEEGI

21 Março 2017, 13:56 - Fátima Jacinto

O NEEGI – Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, organizou de 1 a 4 de março de 2017, o Business Booster and LCSC, no âmbito de um projeto da ESTIEM (European STudents of Industrial Engineering and Management). Para o efeito tinha recebido um prémio de 1000€, no âmbito do CA2ECTecnico (2016/2017), atribuído pelo BPI.

  • 1 de março -  Workshop da LISPOLIS sobre Business Model Canvas, com sessão de empreendedores e startups  (Slefties, Mobizy).
  • 2 de março -  Workshop pela startup Followprice sobre “Elevator Pitch of a New Product” e sessão sobre investimento em empreendedorismo em Portugal. Debate moderado pelo aluno e empreendedor João Perdiz, com participação de Bruno Santos Amaro, Miguel Barbosa (Portugal Ventures), DNA Cascais, e Pedro Rebordão.
  • 3 de março - sessão da AIESEC sobre programa de estágios em startups no estrangeiro, e apresentação do Professor Coordenador da Licenciatura e Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do IST Francisco Lima. Houve visitas muito concorridas à Beta-i, Startup Lisboa e à Uniplaces.
  • 4 de março - Lisbon Case Study Competition, organizado pela Deloitte, que contou com a participação de 20 estudantes estrangeiros e 40 estudantes do IST, NOVA SBE e Católica LBSE.

 


Entrega do Prémio Best in Class 2016

7 Março 2017, 11:42 - Fátima Jacinto

Realizou-se no dia 3 de Março, pelas 15:00, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do IST - Alameda, a sessão de entrega do Prémio de Mérito Académico “Best in Class BCG” ao melhor aluno na unidade curricular de Gestão do IST, que no ano lectivo 2015/2016 foi atribuído a Francisco Horta Ferreira da Silva, aluno nº 79030, do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica. 

A sessão contou com a presença do Professor Arlindo Oliveira, Presidente do IST, do Eng. José Ferreira, Principal da BCG, do Professor Rui Baptista, Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão e do Professor João Oliveira Soares, Responsável da u.c. de Gestão.


O  professor João Oliveira Soares exaltou o peso da iniciativa “que sensibiliza os alunos” e agradeceu a disponibilidade da BCG para “continuar a ser um parceiro que estimula a aprendizagem e que todos os anos recruta vários dos nossos alunos para os seus quadros”. O elogio foi retribuído pelo “Principal” da BCG, o engenheiro José Ferreira, que assegurou que para a sua empresa “o Técnico é uma fonte de talento”.

O protagonista da tarde, Francisco Horta da Silva , visivelmente feliz, partilhou a importância da iniciativa para que “a cadeira de gestão seja levada mais a sério”. O jovem que não descarta a hipótese de trabalhar como gestor ao longo da sua carreira, acredita que “esta componente de interpretação que a cadeira de gestão oferece é essencial para qualquer engenheiro”.

Seguiu-se uma palestra, ministrada pelo “Principal” da BCG que expôs aos presentes, recorrendo a alguns exemplos práticos, o impacto e a importância que a inteligência artificial tem no mercado e consequentemente no quotidiano do próprio consumidor.




Debate sobre o tema “Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior – uma reflexão”

2 Março 2017, 10:38 - Fátima Jacinto

No dia 6 de Março, às 13h50 na sala 0.65 do Campus do TagusPark, realizar-se-á a Sessão de Debate sobre o tema “Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior – uma reflexão”, enquadrado no Evento da Responsabilidade Social que é dinamizado pela Professora Ana Carvalho do Departamento de Engenharia e Gestão, e que este ano é dedicado às Necessidades Educativas Especiais no Ensino Universitário, em particular no Técnico Lisboa.

Estarão presentes vários convidados dos quais destacamos os alunos José Pedro Vermelho Maié e Marco António Rodrigues (Técnico Lisboa-Taguspark) que irão apresentar os seus testemunhos, a Professora Cristina Espadinha (Faculdade de Motricidade Humana) e a Professora Sara Bahia Nogueira (Faculdade de Psicologia de Lisboa), ambas  em representação da Rede das Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Lisboa, o Professor Tiago Guerreiro  (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), o Professor Hugo Nicolau, o Professor Francisco Melo, a Professora Luísa Coheur e a aluna finalista de mestrado Margarida Reis (Técnico Lisboa) que irão apresentar projetos desenvolvidos nesta área do conhecimento.

As Professoras Ana Carvalho e Ana Moura Santos (Técnico Lisboa) serão moderadoras de duas sessões temáticas.

A abertura deste evento contará com a presença do Professor Luís Correia, Vice-presidente do Técnico Lisboa para o campus do Taguspark.

Para mais informações, por favor consulte o Programa do evento.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição através do formulário: http://bit.ly/2kUAlfv

Este evento é realizado com o apoio da Rede NEE da Universidade de Lisboa, o Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, LAGE2 e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico.

Attachments