Aula Aberta de Empreendedorismo de Base Tecnológica

17 Novembro 2017, 10:55 - Maria de Fátima Rodrigues Palma Jacinto

Por indicação do Prof. Miguel Amaral convidamos todos os interessados a participar numa aula aberta em “Empreendedorismo de Base Tecnológica” que decorrerá na sexta-feira, dia 24 de Novembro de 2017, das 13:30h às 14:30h, na Sala 1.11 no Taguspark, com o Investigador João Mariano (ISCTE-IUL).

O evento intitula-se: “Technology Usage among Older Adults”.

Lançamento da IV Edição da Academia GRACE

28 Setembro 2017, 16:08 - Maria de Fátima Rodrigues Palma Jacinto

A Academia GRACE é uma iniciativa anual que pretende fomentar a reflexão e desenvolvimento de projetos académicos (individuais ou de grupo) sobre Responsabilidade Social Corporativa, premiando os alunos vencedores com uma experiência em contexto de trabalho, de um mês, numa empresa associada do GRACE.

Neste ano letivo os alunos poderão optar por um de dois temas, aplicando-o ao contexto empresarial ou à sua instituição académica:

1. Intra-empreendedorismo social - “E se a tua Entidade Académica ou as Empresas pudessem mudar a comunidade local ou até a sociedade?”
  2. A Tecnologia ao serviço da RSC: “Como pode a tecnologia dar resposta aos desafios de RSC, sustentabilidade e cidadania da nossa sociedade?

Para esta edição, os alunos podem submeter os seus trabalhos a partir de dia 28 de Setembro até ao dia 9 de Abril de 2018, para fatima.jacinto@tecnico.ulisboa.pt, sendo os vencedores divulgados até ao final de Junho.

Alguma questão contactar  Prof. Ana Carvalho (anacarvalho@tecnico.ulisboa.pt) ou Prof. Ana Costa (ascosta@tecnico.ulisboa.pt).

O Regulamento encontra-se disponível para consulta aqui.

Attachments

Professora Susana Relvas: “Desafios da Logística”

14 Julho 2017, 17:23 - Maria de Fátima Rodrigues Palma Jacinto

A Professora Susana Relvas, Professora Associada do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico, foi a representante da academia escolhida para fazer o enquadramento do terceiro de uma série de debates organizados pelo semanário Expresso sobre o tema da Logística, com uma apresentação de sua autoria intitulada “Desafios da Logística”.

A série de debates do “Próximo Nível”, que se realizará ao longo do ano, é uma iniciativa do Expresso em parceria com o Banco Popular.

O  debate realizou-se no dia 6 de Junho de 2017 na sede do Banco Popular, moderado pelo Jornalista João Pedro Vieira do Expresso, e teve como participantes:

• Sandra Augusto, Directora Logística, Autoeuropa
  • Nuno Filipe Rangel, CEO, Grupo Rangel
  • Paulo Paiva, CEO, Geocargo & APAT
  • Rui Gomes, Country Manager, DHL

Business Booster and Lisbon Case Study Competition organizado com sucesso pelo NEEGI

21 Março 2017, 13:56 - Maria de Fátima Rodrigues Palma Jacinto

O NEEGI – Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, organizou de 1 a 4 de março de 2017, o Business Booster and LCSC, no âmbito de um projeto da ESTIEM (European STudents of Industrial Engineering and Management). Para o efeito tinha recebido um prémio de 1000€, no âmbito do CA2ECTecnico (2016/2017), atribuído pelo BPI.

• 1 de março -  Workshop da LISPOLIS sobre Business Model Canvas, com sessão de empreendedores e startups  (Slefties, Mobizy).
  • 2 de março -  Workshop pela startup Followprice sobre “Elevator Pitch of a New Product” e sessão sobre investimento em empreendedorismo em Portugal. Debate moderado pelo aluno e empreendedor João Perdiz, com participação de Bruno Santos Amaro, Miguel Barbosa (Portugal Ventures), DNA Cascais, e Pedro Rebordão.
  • 3 de março - sessão da AIESEC sobre programa de estágios em startups no estrangeiro, e apresentação do Professor Coordenador da Licenciatura e Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do IST Francisco Lima. Houve visitas muito concorridas à Beta-i, Startup Lisboa e à Uniplaces.
  • 4 de março - Lisbon Case Study Competition, organizado pela Deloitte, que contou com a participação de 20 estudantes estrangeiros e 40 estudantes do IST, NOVA SBE e Católica LBSE.

Entrega do Prémio Best in Class 2016

7 Março 2017, 11:42 - Maria de Fátima Rodrigues Palma Jacinto

Realizou-se no dia 3 de Março, pelas 15:00, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do IST - Alameda, a sessão de entrega do Prémio de Mérito Académico “Best in Class BCG” ao melhor aluno na unidade curricular de Gestão do IST, que no ano lectivo 2015/2016 foi atribuído a Francisco Horta Ferreira da Silva, aluno nº 79030, do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica.

A sessão contou com a presença do Professor Arlindo Oliveira, Presidente do IST, do Eng. José Ferreira, Principal da BCG, do Professor Rui Baptista, Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão e do Professor João Oliveira Soares, Responsável da u.c. de Gestão.

O  professor João Oliveira Soares exaltou o peso da iniciativa “que sensibiliza os alunos” e agradeceu a disponibilidade da BCG para “continuar a ser um parceiro que estimula a aprendizagem e que todos os anos recruta vários dos nossos alunos para os seus quadros”. O elogio foi retribuído pelo “Principal” da BCG, o engenheiro José Ferreira, que assegurou que para a sua empresa “o Técnico é uma fonte de talento”.

O protagonista da tarde, Francisco Horta da Silva , visivelmente feliz, partilhou a importância da iniciativa para que “a cadeira de gestão seja levada mais a sério”. O jovem que não descarta a hipótese de trabalhar como gestor ao longo da sua carreira, acredita que “esta componente de interpretação que a cadeira de gestão oferece é essencial para qualquer engenheiro”.

Seguiu-se uma palestra, ministrada pelo “Principal” da BCG que expôs aos presentes, recorrendo a alguns exemplos práticos, o impacto e a importância que a inteligência artificial tem no mercado e consequentemente no quotidiano do próprio consumidor.