Disciplina
Estratégia Empresarial
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações
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Nível
A avaliação consistirá na realização de um exame final escrito (50%), com nota mínima de 9,5 valores e de um relatório de projeto (50%) que consistirá num trabalho em grupo a ser entregue no final do período de aulas. Os alunos que se encontrem inscritos em Época Especial fazem apenas um exame final escrito cotado para 20 valores.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.5 h/semana
1.5 h/semana
126.0 h/semestre
Objectivos
Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar estrategicamente sobre uma empresa, nomeadamente sobre o seu posicionamento competitivo, sobre como é que podem ser conseguidas vantagens competitivas sustentáveis que permitam captar a preferência dos consumidores alvo, e sobre como é que a estratégia escolhida pode ser implementada e executada com sucesso; e desenvolver nos alunos a capacidade de aplicarem análise e escolha estratégica numa grande variedade de indústrias e situações competitivas.
Programa
1. O que é a Estratégia? 2. Análise do ambiente externo 3. Análise do setor 4. Análise da empresa 5. Estratégia de negócio 6. Estratégia corporativa (diversificação, internacionalização e desenvolvimento) 7. Avaliação da estratégia
Metodologia de avaliação
A avaliação consistirá na realização de um exame final escrito (50%), com nota mínima de 9,5 valores e de um relatório de projeto (50%) que consistirá num trabalho em grupo a ser entregue no final do período de aulas. Os alunos que se encontrem inscritos em Época Especial fazem apenas um exame final escrito cotado para 20 valores.
Pré-requisitos
Não tem pré-requisitos.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Componente de Competências Transversais
O projeto irá permitir a avaliação de competências transversais, especialmente, no que respeita ao pensamento crítico e inovador (p. ex., criatividade, pensamento critico), competências interpessoais (p. ex., comunicação escrita, trabalho de equipa, liderança) e literacia de informação e dos media (p. ex., estruturação de documentos, procura e gestão de informação, seleção de fontes apropriadas), mas também em certa medida no que se refere às competências intrapessoais (p. ex., gestão de tempo e do stress) ou cidadania global (p. ex., tolerância e abertura). A percentagem da componente de competências transversais deverá ser da ordem dos 15%.
Bibliografia
Principal
Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage (21E)
THOMPSON, A., PETERAF, M., GAMBLE; J., & STRICKLAND III, A.
Strategic Management: A Competitive Advantage Approach, Concepts & Cases (15E)
Contemporary Strategy Analysis: Text and Cases (9E)
Exploring Strategy: text & cases (11E)
JOHNSON, G.; WHITTINGTON, R.; SCHOLES, K.; ANGWIN, D.; & RÉGNER, P.
Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation and Sustainability (15E)
WHEELEN,T; HUNGER, J.; HOFFMAN, A.; & BAMFORD, C.
Strategic Management: Text and Cases (9E)
DESS, G.; MCNAMARA, G; EISNER, A.; & LEE, S.-H.