Disciplina

Área

Área Científica de Estratégia e Organização > Estratégia e Organização

Activa nos planos curriculares

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Nível

Mini Projecto (35%) + 2 Casos Escritos em grupo (2* 15%) + Teste Individual (30%) com consulta + 5% Assiduidade (Apresentação Mini Projectos e Seminários

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

77.0 h/semestre

Objectivos

Os principais objectivos da disciplina são: Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar estrategicamente sobre uma empresa, nomeadamente sobre o seu posicionamento competitivo, sobre como é que podem ser conseguidas vantagens competitivas sustentáveis que permitam captar a preferência dos consumidores alvo, e sobre como é que a estratégia escolhida pode ser implementada e executada com sucesso; e desenvolver nos alunos a capacidade de aplicarem análise e escolha estratégica numa grande variedade de indústrias e situações competitivas.

Programa

a) Gestão estratégica. 1.Introdução à gestão estratégica: conceito de estratégia, a gestão estratégica como um processo, e um modelo de gestão estratégica - as cinco tarefas da gestão estratégica; 2.Visão estratégica, missão do negócio, e estabelecimento de objectivos; 3.Análise da indústria e da envolvente competitiva; 4.Análise interna da organização; 5.Geração de estratégias alternativas e escolha estratégica; 6.Implementação da estratégia. b) Marketing.1.Conceitos básicos de marketing; 2.Comportamento de compra do consumidor; 3.Marketing estratégico (segmentação do mercado e posicionamento de produtos); 4.O marketing-mix: (decisões relativas ao produto, preço, distribuição, e comunicação)

Metodologia de avaliação

Mini Projecto (35%) + 2 Casos Escritos em grupo (2* 15%) + Teste Individual (30%) com consulta + 5% Assiduidade (Apresentação Mini Projectos e Seminários

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage: Concepts and Cases

Thompson & Strickland & John Gamble

2005

McGraw Hill www.mhhe.com/thompson ISBN 0072844485 ou 0-07-111220-0