Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações

Activa nos planos curriculares

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MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Estratégia Empresarial

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Estratégia Empresarial

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MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Estratégia Empresarial

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LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Estratégia Empresarial

Nível

Teste - 50% da nota final Trabalho de grupo (plano estratégico) - 50% da nota final

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

77.0 h/semestre

Objectivos

Os principais objectivos da disciplina são: Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar estrategicamente sobre uma empresa, nomeadamente sobre o seu posicionamento competitivo, sobre como é que podem ser conseguidas vantagens competitivas sustentáveis que permitam captar a preferência dos consumidores alvo, e sobre como é que a estratégia escolhida pode ser implementada e executada com sucesso; e desenvolver nos alunos a capacidade de aplicarem análise e escolha estratégica numa grande variedade de indústrias e situações competitivas.

Programa

1. Introdução à gestão estratégica: conceito de estratégia, a gestão estratégica como um processo, e características de estratégias de sucesso; 2. O processo de conceção e execução de uma estratégia: visão estratégica, missão do negócio, estabelecimento de objetivos, conceção da estratégia, implementação e controle da estratégia; 3. Análise da indústria e da envolvente externa; 4. Análise interna da organização; 5. Estratégia do negócio e estratégia corporativa; 6. Geração de estratégias alternativas e escolha estratégica; 7. Estratégias para concorrer em mercados externos; 8. Implementação da estratégia.

Metodologia de avaliação

Teste - 50% da nota final Trabalho de grupo (plano estratégico) - 50% da nota final

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage: Concepts and Cases (18th ed.)

Thompson, Peteraf, Gamble & Strickland

2011

McGraw Hill www.mhhe.com/thompson • ISBN: 0078112729


Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage (Eur. Ed.)

Thompson, Strickland, Gamble, Peteraf, Janes & Sutton

2013

McGraw Hill www.mcgraw-hill.co.uk/textbooks/thompson ISBN: 9780077137