Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações

Activa nos planos curriculares

MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Obrigatórias > Estratégia Empresarial

MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Estratégia Empresarial

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Estratégia Empresarial

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Estratégia Empresarial

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Estratégia Empresarial

MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opção 2 > Opção - Gestão de Sistemas de Saúde 2 > Estratégia Empresarial

LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Estratégia Empresarial

Nível

A avaliação consistirá na realização de um exame final escrito (50%), com nota mínima de 9,5 valores e de um relatório de projeto (50%) que consistirá num trabalho em grupo a ser entregue no final do período de aulas. Os alunos que se encontrem inscritos em Época Especial fazem apenas um exame final escrito cotado para 20 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

1.5 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar estrategicamente sobre uma empresa, nomeadamente sobre o seu posicionamento competitivo, sobre como é que podem ser conseguidas vantagens competitivas sustentáveis que permitam captar a preferência dos consumidores alvo, e sobre como é que a estratégia escolhida pode ser implementada e executada com sucesso; e desenvolver nos alunos a capacidade de aplicarem análise e escolha estratégica numa grande variedade de indústrias e situações competitivas.

Programa

1. O que é a Estratégia? 2. Análise do ambiente externo 3. Análise do setor 4. Análise da empresa 5. Estratégia de negócio 6. Estratégia corporativa (diversificação, internacionalização e desenvolvimento) 7. Avaliação da estratégia

Metodologia de avaliação

A avaliação consistirá na realização de um exame final escrito (50%), com nota mínima de 9,5 valores e de um relatório de projeto (50%) que consistirá num trabalho em grupo a ser entregue no final do período de aulas. Os alunos que se encontrem inscritos em Época Especial fazem apenas um exame final escrito cotado para 20 valores.

Pré-requisitos

Não tem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Componente de Competências Transversais

O projeto irá permitir a avaliação de competências transversais, especialmente, no que respeita ao pensamento crítico e inovador (p. ex., criatividade, pensamento critico), competências interpessoais (p. ex., comunicação escrita, trabalho de equipa, liderança) e literacia de informação e dos media (p. ex., estruturação de documentos, procura e gestão de informação, seleção de fontes apropriadas), mas também em certa medida no que se refere às competências intrapessoais (p. ex., gestão de tempo e do stress) ou cidadania global (p. ex., tolerância e abertura). A percentagem da componente de competências transversais deverá ser da ordem dos 15%.

Bibliografia

Principal

Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage (21E)

THOMPSON, A., PETERAF, M., GAMBLE; J., & STRICKLAND III, A.

2021/2022

2018, McGraw-Hill


Strategic Management: A Competitive Advantage Approach, Concepts & Cases (15E)

DAVID, F.; & DAVID, F.

2021/2022

2015, Pearson Education


Contemporary Strategy Analysis: Text and Cases (9E)

GRANT, R.

2021/2022

2016, Wiley


Exploring Strategy: text & cases (11E)

JOHNSON, G.; WHITTINGTON, R.; SCHOLES, K.; ANGWIN, D.; & RÉGNER, P.

2021/2022

2017, Pearson Education


Strategic Management (3E)

ROTHAERMEL, F. T.

2021/2022

2017, McGraw-Hill


Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation and Sustainability (15E)

WHEELEN,T; HUNGER, J.; HOFFMAN, A.; & BAMFORD, C.

2021/2022

2018, Pearson Education


Strategic Management: Text and Cases (9E)

DESS, G.; MCNAMARA, G; EISNER, A.; & LEE, S.-H.

2021/2022

2019, McGraw-Hill