Disciplina
Gestão Estratégica
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações
Activa nos planos curriculares
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Nível
A metodologia utilizada dependerá do tipo de aula. Nas aulas teóricas, a metodologia utilizada consiste na apresentação e explicação dos tópicos do programa, recorrendo-se frequentemente a exemplos para ilustração dos conceitos desenvolvidos. As aulas práticas incluem a resolução de case-studies (previamente lidos e preparados pelos alunos) e a execução de um trabalho de grupo. A realização em aula de parte do trabalho de grupo visa facilitar aos alunos a possibilidade de se reunirem e também o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas pelo docente. É esperado que em qualquer tipo de aula os alunos participem apresentando situações que exemplifiquem o tópico desenvolvido. A avaliação inclui a realização de um teste sobre a matéria lecionada e de um trabalho de grupo. Este trabalho versa um plano estratégico para resolução de um problema de uma empresa real à escolha dos alunos em que deverão ser utilizados os conceitos e a estrutura lecionada para a realização de um plano estratégico.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
105.0 h/semestre
Objectivos
A unidade curricular de Gestão Estratégica tem objetivos ligados, por um lado, à compreensão da posição da empresa no mercado e à conceção de estratégias que permitam desenvolver vantagens competitivas sustentáveis, e, por outro lado, à implementação e à execução bem sucedida da estratégia escolhida. Neste último ponto, é enquadrado um módulo de Comportamento Organizacional com o objetivo de compreender o comportamento humano nas empresas e as práticas e sistemas que podem contribuir para melhorar o comportamento eficaz das empresas. Pretende-se ainda desenvolver nos alunos a capacidade de aplicarem análises e ferramentas estratégicas numa grande variedade de indústrias e situações competitivas.
Programa
1. Introdução à gestão estratégica: conceito de estratégia, a gestão estratégica como um processo, e características de estratégias de sucesso; 2. O processo de conceção e execução de uma estratégia: visão estratégica, missão do negócio, estabelecimento de objetivos, conceção da estratégia, implementação e controle da estratégia; 3. Análise da indústria e da envolvente externa; 4. Análise interna da organização; 5. Estratégia do negócio e estratégia corporativa; 6. Geração de estratégias alternativas e escolha estratégica; 7. Estratégias para concorrer em mercados externos; 8. Implementação da estratégia; 9. Ética e Responsabilidade Social; 10. Diversidade organizacional; 11. Dinâmica de grupos: tomada de decisão; 12. Dinâmica de grupos: gestão de equipas; 13. Conflito e negociação; 14. Liderança.
Metodologia de avaliação
A metodologia utilizada dependerá do tipo de aula. Nas aulas teóricas, a metodologia utilizada consiste na apresentação e explicação dos tópicos do programa, recorrendo-se frequentemente a exemplos para ilustração dos conceitos desenvolvidos. As aulas práticas incluem a resolução de case-studies (previamente lidos e preparados pelos alunos) e a execução de um trabalho de grupo. A realização em aula de parte do trabalho de grupo visa facilitar aos alunos a possibilidade de se reunirem e também o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas pelo docente. É esperado que em qualquer tipo de aula os alunos participem apresentando situações que exemplifiquem o tópico desenvolvido. A avaliação inclui a realização de um teste sobre a matéria lecionada e de um trabalho de grupo. Este trabalho versa um plano estratégico para resolução de um problema de uma empresa real à escolha dos alunos em que deverão ser utilizados os conceitos e a estrutura lecionada para a realização de um plano estratégico.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage
Organizational behavior (15th ed.),