Disciplina
Gestão Estratégica
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações
Activa nos planos curriculares
MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Obrigatórias > Estratégia Empresarial
MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Estratégia Empresarial
MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Estratégia Empresarial
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Estratégia Empresarial
MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Estratégia Empresarial
MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opção 2 > Opção - Gestão de Sistemas de Saúde 2 > Estratégia Empresarial
LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Estratégia Empresarial
Nível
Teste - 50% da nota final Trabalho de grupo (plano estratégico) - 50% da nota final
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
77.0 h/semestre
Objectivos
Os principais objectivos da disciplina são: Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar estrategicamente sobre uma empresa, nomeadamente sobre o seu posicionamento competitivo, sobre como é que podem ser conseguidas vantagens competitivas sustentáveis que permitam captar a preferência dos consumidores alvo, e sobre como é que a estratégia escolhida pode ser implementada e executada com sucesso; e desenvolver nos alunos a capacidade de aplicarem análise e escolha estratégica numa grande variedade de indústrias e situações competitivas.
Programa
1. Introdução à gestão estratégica: conceito de estratégia, a gestão estratégica como um processo, e características de estratégias de sucesso; 2. O processo de conceção e execução de uma estratégia: visão estratégica, missão do negócio, estabelecimento de objetivos, conceção da estratégia, implementação e controle da estratégia; 3. Análise da indústria e da envolvente externa; 4. Análise interna da organização; 5. Estratégia do negócio e estratégia corporativa; 6. Geração de estratégias alternativas e escolha estratégica; 7. Estratégias para concorrer em mercados externos; 8. Implementação da estratégia.
Metodologia de avaliação
Teste - 50% da nota final Trabalho de grupo (plano estratégico) - 50% da nota final
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage: Concepts and Cases (18th ed.)
Thompson, Peteraf, Gamble & Strickland
McGraw Hill www.mhhe.com/thompson • ISBN: 0078112729
Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage (Eur. Ed.)
Thompson, Strickland, Gamble, Peteraf, Janes & Sutton
McGraw Hill www.mcgraw-hill.co.uk/textbooks/thompson ISBN: 9780077137