Disciplina
Gestão Estratégica
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações
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Nível
Mini Projecto (35%) + 2 Casos Escritos em grupo (2* 15%) + Teste Individual (30%) com consulta + 5% Assiduidade (Apresentação Mini Projectos e Seminários
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
77.0 h/semestre
Objectivos
Os principais objectivos da disciplina são: Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar estrategicamente sobre uma empresa, nomeadamente sobre o seu posicionamento competitivo, sobre como é que podem ser conseguidas vantagens competitivas sustentáveis que permitam captar a preferência dos consumidores alvo, e sobre como é que a estratégia escolhida pode ser implementada e executada com sucesso; e desenvolver nos alunos a capacidade de aplicarem análise e escolha estratégica numa grande variedade de indústrias e situações competitivas.
Programa
a) Gestão estratégica. 1.Introdução à gestão estratégica: conceito de estratégia, a gestão estratégica como um processo, e um modelo de gestão estratégica - as cinco tarefas da gestão estratégica; 2.Visão estratégica, missão do negócio, e estabelecimento de objectivos; 3.Análise da indústria e da envolvente competitiva; 4.Análise interna da organização; 5.Geração de estratégias alternativas e escolha estratégica; 6.Implementação da estratégia. b) Marketing.1.Conceitos básicos de marketing; 2.Comportamento de compra do consumidor; 3.Marketing estratégico (segmentação do mercado e posicionamento de produtos); 4.O marketing-mix: (decisões relativas ao produto, preço, distribuição, e comunicação)
Metodologia de avaliação
Mini Projecto (35%) + 2 Casos Escritos em grupo (2* 15%) + Teste Individual (30%) com consulta + 5% Assiduidade (Apresentação Mini Projectos e Seminários
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage: Concepts and Cases
Thompson & Strickland & John Gamble
McGraw Hill www.mhhe.com/thompson ISBN 0072844485 ou 0-07-111220-0