Disciplina
Gestão (Legi)
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Fundamentos de Gestão
Activa nos planos curriculares
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LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Ciências Básicas > Gestão (Legi)
Nível
A avaliação consistirá na realização de um exame final escrito (50%), com nota mínima de 9,5 valores, de um relatório de projeto (30%) que consistirá num trabalho em grupo a ser entregue no final do período de aulas e dois mini-testes (20%) a resolver durante o período de aulas (na 4.ª e 7.ª semana). Os alunos que se encontrem inscritos em Época Especial fazem apenas um exame final escrito cotado para 20 valores.
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
0.75 h/semana
59.5 h/semestre
Objectivos
Perceber para o que serve uma organização, qual o papel do Gestor nessa organização e porque é que a empresa é um caso particular de uma organização. Pretende-se depois que o aluno perceba os conceitos fundamentais de contabilidade, finanças empresariais e análise de investimentos. Em seguida, pretende-se que o aluno compreenda o enquadramento externo da empresa para poder formular a estratégia da empresa bem como os conceitos básicos de marketing empresarial.
Programa
1. O que é a Gestão? 2. Contabilidade de Gestão e Contabilidade Analítica 3. Demonstrações Financeiras 4. Rácios Financeiros 5. Avaliação de Investimentos 6. Estratégia Empresarial 7. Marketing
Metodologia de avaliação
A avaliação consistirá na realização de um exame final escrito (50%), com nota mínima de 9,5 valores, de um relatório de projeto (30%) que consistirá num trabalho em grupo a ser entregue no final do período de aulas e dois mini-testes (20%) a resolver durante o período de aulas (na 4.ª e 7.ª semana). Os alunos que se encontrem inscritos em Época Especial fazem apenas um exame final escrito cotado para 20 valores.
Pré-requisitos
Não tem pré-requisitos.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Componente de Competências Transversais
O projeto irá permitir a avaliação de competências transversais, especialmente, no que respeita ao pensamento crítico e inovador (p. ex., criatividade, pensamento critico), competências interpessoais (p. ex., comunicação escrita, trabalho de equipa, liderança) e literacia de informação e dos media (p. ex., estruturação de documentos, procura e gestão de informação, seleção de fontes apropriadas), mas também em certa medida no que se refere às competências intrapessoais (p. ex., gestão de tempo e do stress) ou cidadania global (p. ex., tolerância e abertura). A percentagem da componente de competências transversais deverá ser da ordem dos 10%.
Bibliografia
Principal
Introdução à Gestão, apontamentos das aulas teóricas
L. M. Amaral, F. Lima, A. Ribeiro e M. T. Preto
Gestão para Engenheiros (2018)
Introdução à Gestão de Organizações (2016)
Contabilidade Analítica: um instrumento para Gestão (2015)
Análise de Projectos de Investimento (2014)