Disciplina
Introdução à Gestão
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Fundamentos de Gestão
Activa nos planos curriculares
LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão (Legi)
LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Ciências Básicas > Gestão (Legi)
Nível
Um exame, com 70% e trabalho 30%. O trabalho incide sobre um dos capítulos à escolha do aluno. Reprovado caso tenha menos de 9 no exame, ou menos de 7 no trabalho
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
Objectivos
Perceber para o que serve uma organização, qual o papel do Gestor nessa organização e porque é que a empresa é um caso particular de uma organização. Pretende-se depois que o aluno perceba os conceitos fundamentais de Economia da Empresa, e o enquadramento externo da empresa para poder formular a estratégia da empresa. Em seguida, pretende-se que o aluno compreenda os aspectos fundamentais de contabilidade, finanças empresariais, análise de investimentos e controlo de gestão. Por fim introduzem-se os conceitos de marketing empresarial, de logística e de gestão da informação na empresa.
Programa
I - Teoria e Gestão da Organizações. II - Economia da Empresa e enquadramento externo. III - Contabilidade, finanças empresariais, análise de investimentos e controlo de gestão. IV - Marketing empresarial. V - Logística e gestão a informação na empresa.
Metodologia de avaliação
Um exame, com 70% e trabalho 30%. O trabalho incide sobre um dos capítulos à escolha do aluno. Reprovado caso tenha menos de 9 no exame, ou menos de 7 no trabalho
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Introdução à Gestão de Empresas, apontamentos das aulas teóricas,
Introdução à Gestão ? uma abordagem sistémica
Contabilidade Analítica ? um instrumento para Gestão
Análise Financeira, Métodos e Técnicas
Análise de Projectos de Investimento
Mercator, Teoria e Prática de Marketing