Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Fundamentos de Gestão

Activa nos planos curriculares

LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Ciências Básicas > Introdução à Gestão

Nível

Um exame, com 70% e trabalho 30%. O trabalho incide sobre um dos capítulos à escolha do aluno. Reprovado caso tenha menos de 9 no exame, ou menos de 7 no trabalho

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

77.0 h/semestre

Objectivos

Perceber para o que serve uma organização, qual o papel do Gestor nessa organização e porque é que a empresa é um caso particular de uma organização. Pretende-se depois que o aluno perceba os conceitos fundamentais de Economia da Empresa, e o enquadramento externo da empresa para poder formular a estratégia da empresa. Em seguida, pretende-se que o aluno compreenda os aspectos fundamentais de contabilidade, finanças empresariais, análise de investimentos e controlo de gestão. Por fim introduzem-se os conceitos de marketing empresarial, de logística e de gestão da informação na empresa.

Programa

I - Teoria e Gestão da Organizações. II - Economia da Empresa e enquadramento externo. III - Contabilidade, finanças empresariais, análise de investimentos e controlo de gestão. IV - Marketing empresarial. V - Logística e gestão a informação na empresa.

Metodologia de avaliação

Um exame, com 70% e trabalho 30%. O trabalho incide sobre um dos capítulos à escolha do aluno. Reprovado caso tenha menos de 9 no exame, ou menos de 7 no trabalho

Bibliografia

Principal

Introdução à Gestão de Empresas, apontamentos das aulas teóricas,

Luis Mira Amaral

1

Apontamentos Aulas


Introdução à Gestão

Mário Madureira

2000

Dom Quixote


Introdução à Gestão ? uma abordagem sistémica

António de Sousa

1991

Verbo


Contabilidade Analítica ? um instrumento para Gestão

António Calado

2000

Rei dos Livros


MBA Intensive em Finanças

John A. Tracy

2000

Executive Digest


Análise Financeira, Métodos e Técnicas

João Carvalho das Neves

2000

Texto Editora


Finanças

Elísio Brandão

2000

Porto Editora


Análise de Projectos de Investimento

Hélio Barros

2002

Sílabo


Marketing Management

Philip Kottler

2000

Printice Hall


Mercator, Teoria e Prática de Marketing

Jacques Lendrevie

2000

D. Quixote


The 21st Century Supply Chain

Harvard Business Review

2000

Harvard Business Review