Ver Post

Professora Ana Tostões é Presidente do DoCoMoMo International

10 fevereiro 2011, 11:02 - Paula Cristina Martins Marques Santinho

DoCoMoMo é o acrónimo que representa a Documentação e Conservação de edifícios, lugares e conjuntos urbanos da Arquitectura do Movimento Moderno entendida como a resposta técnica, formal e ideológica da arquitectura ao mundo contemporâneo.

Sob a presidência de Ana Tostões, professora Associada do IST- UTL, com sede em Barcelona, na Fundação Mies van der Rohe, o DoCoMoMo International é uma ONG iniciada em 1988 que trabalha em estreita ligação com a UIA (União Internacional dos Arquitectos) e a UNESCO.

Pretende-se valorizar e chamar a atenção do público, governos e profissionais, para a importância da arquitectura moderna e da sua reutilização; identificar e promover o levantamento das obras relevantes, incluindo o registo documental, gráfico e fotográfico como suporte a uma intervenção informada capaz de contribuir para a investigação aplicada de técnicas e métodos de construção; combater a destruição e adulteração ; finalmente desenvolver e aprofundar o conhecimento da arquitectura movimento moderno.

DoCoMoMo é uma rede de investigadores, arquitectos, urbanistas, engenheiros e historiadores de arte que estudam a actualidade do Movimento Moderno. Encarada como um património à escala mundial, a arquitectura moderna é desenvolvida como um utensílio de projecto, como um método de pensar e finalmente como uma chave para o futuro da produção e da cultura arquitectónica e urbana.

Desde o início do mandato de Ana Tostões (2010-2016) o DoCoMoMo vem seguindo uma estratégia apontada quer para o reforço das acções de reutilização e transformação, i.e., intervenções competentes, sustentáveis e exemplares em edifícios, bairros e paisagens do Movimento Moderno ; quer para a continuação da tarefa de expansão geográfica procurando novos territórios onde a arquitectura do Movimento Moderno desempenha um importante papel como é o caso de África.

Durante as suas duas décadas de existência o DoCoMoMo criou uma rede internacional de investigadores e peritos organizados a partir de mais de 50 grupos nacionais espalhados pelos cinco continentes.

Hoje, integra 55 grupos de trabalho e mais de 2000 membros, da Europa ao Japão, da Austrália e África à América do Norte e do Sul. Entre as suas numerosas actividades, o DoCoMoMo organizou onze conferências internacionais com proceedings editados, publicou 43 revistas para além de outras publicações temáticas.

Uma acção transversal é organizada a partir de quarto Comités de Especialistas, com seminários e publicações próprias, que se debruçam respectivamente sobre: 1) Inventário/Base de dados; 2) Tecnologia; 3) Urbanismo e Paisagem; 4) Educação.

 

www.docomomo.com