Dissertação

{pt_PT=A infraestrutura de mobilidade ativa - avaliação de um revestimento superficial} {} EVALUATED

{pt=A mobilidade advém da necessidade de um indivíduo se movimentar entre dois locais e denomina-se de ativa quando a deslocação que lhe está associada é feita com recurso a equipamentos não motorizados ou simplesmente com recurso a marcha a pé. Com efeito, é necessário olhar para as infraestruturas de mobilidade ativa da mesma forma como se olha para as restantes infraestruturas: estas também devem fornecer aos seus utilizadores segurança que se obtém pela procura de materiais que possuam, entre outros aspetos, caraterísticas de rugosidade, atrito, acabamento superficial e estética. Este trabalho teve como objetivo conhecer as infraestruturas de mobilidade ativa, assim como compreender o comportamento e evolução das caraterísticas de superfície de um revestimento de pista ciclável. A metodologia compreendeu a recolha da informação relativa à temática, a observação das patologias de superfície conhecidas nas infraestruturas de mobilidade ativa e a criação de um modelo de comportamento simples que simulasse o aparecimento e evolução das patologias num revestimento de uma pista ciclável. Da análise dos resultados, observou-se que a resposta do revestimento é influenciada não só pelo estado do suporte como também pelas condições de aplicação da argamassa de revestimento. Em conclusão, observou-se que a variabilidade de procedimentos associada à obra da infraestrutura é a principal causa da má resposta da infraestrutura quando colocada em serviço onde a rápida evolução das degradações obrigam muitas vezes ao acionamento das garantias por parte dos donos de obra. , en=Mobility is related with the need of someone to move between to places and is named by active when the drive is done with non-motorized equipment or just by a walk. Due to this new reality, is necessary to look to active mobility infrastructures and reach the same requirements of safety and security that are taken in consideration in other infrastructures such as the roads and the pavements. It’s necessary to obtain infrastructures and materials with characteristics of slip and skid resistance, macrotexture, surface look and aesthetics. This work had the objective of knowing the infrastructures related with the specificity of mobility and understand the behaviour and evolution of surface characteristics in a cycle path. The method comprised, in its first stage, the collection of information pertaining the subject, both on a geometrical and materialistic level, the observation of surface conditions known in active mobility infrastructures and the creation of a simple behavior model that simulates the appearance and development of pathologies in a cycle path covering. From analyzing the results, it is observed that the pavements response is influenced not only by the condition of the support but also by the number of coatings and use of different applying conditions. Presently, we observe that the variability of procedures associated to the infrastructure work is the main cause to insufficient responses from the infrastructure. }
{pt=mobilidade ativa, mobilidade suave, pistas cicláveis, revestimentos superficiais, caraterísticas de superfície, infraestrutura, en=active mobility, soft mobility, cycle paths, surface coverings, surface characteristics, infrastructure}

julho 22, 2016, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar