Dissertação

{pt_PT=Pavimentos para estradas de baixo tráfego} {} EVALUATED

{pt=As estradas de baixo tráfego são vias de comunicação importantes, pois a sua complementaridade à rede nacional e municipal é fundamental. São importantes para garantir a acessibilidade a algumas populações e o escoamento do produto das suas atividades económicas. Na pavimentação de estradas tem-se presenciado uma evolução técnica que é extremamente importante. O pavimento de uma estrada pode ter várias funções tais como, trabalhar como uma estrutura de engenharia e satisfazer os requisitos funcionais. A presente dissertação visa a associação de determinados tipos de pavimentos à classificação de estrada de baixo tráfego existente. No fundo, pretende criar-se uma ferramenta teórica para enquadrar o caso de estudo. Neste caso, uma estrada elaborada pelo Regimento de Engenharia nº1 (RE1). É descrito o processo de dimensionamento de um pavimento com vista a ser utilizado no caso de estudo. Utilizou-se o catálogo de pavimentação sugerido na bibliografia para fazer uma análise comparativa do caso de estudo qualitativamente. É analisada a utilização e constituição da estrada, mais especificamente o tipo de materiais utilizados, o número e a espessura das camadas na execução da mesma. Por fim, enquadrou-se o caso de estudo nos catálogos anteriormente propostos e identificam-se possíveis melhorias a implementar. Conclui-se que o pavimento utilizado no caso de estudo é correto, fazendo-se apenas ligeiras recomendações de aperfeiçoamento que poderão levar a um melhor desempenho do mesmo e também a uma redução de custos. É necessário garantir a uma manutenção da estrada e do seu pavimento de modo a garantir uma maior duração do mesmo. , en=Low-volume roads are important means of communication, since their complementarity to national and municipal network is fundamental. They are important to guarantee the accessibility to some populations and the disposal of the product of their economic activities. In the paving of roads has been witnessed a technical evolution that is extremely important. The pavement can have several functions such as, work as an engineering structure and meet the functional requirements. The present dissertation aims at the association of certain types of pavements with the existing low volume roads classification. In the background, it intends to create a theoretical tool to frame the case study. In this case, a road elaborated by the Engineering Regiment nº1 (RE1). It is described the process of sizing a floor to be used in the case study. The paving catalog suggested in the bibliography was used to make a comparative analysis of the case study qualitatively. The use and constitution of the road is analyzed, more specifically the type of materials used, the number and the thickness of the layers in the execution of the same. Finally, the study case was framed in the proposed catalogs and possible improvements are identified. It is concluded that the floor used in the case study is correct, making only slight refinement recommendations that could lead to a better performance of the floor and a reduction of costs. It is necessary to ensure the maintenance of the road and its pavement to guarantee a longer duration of the road. }
{pt=Estradas de baixo tráfego, Classificação, Dimensionamento de um Pavimento, Materiais de Pavimentação;, en=Low volume roads, Classification, Pavement Design, Pavement Materials}

novembro 25, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Artur Jorge Espada Caracho

Academia Militar

Major de Engenharia

ORIENTADOR

Luís Guilherme De Picado Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático