Dissertação

{pt_PT=Avaliação do comportamento estrutural da laje de betão de uma doca.} {} EVALUATED

{pt=A dissertação tem como principal objetivo realizar a avaliação do comportamento estrutural da laje de fundo, de uma doca de reparação naval, de modo a definir o peso máximo dos navios que a doca comporta. Considerando o âmbito da dissertação e as limitações relativas ao desenvolvimento do estudo a realizar, a análise foca-se num dos painéis representativos da estrutura da laje de fundo da doca. Para o tipo de estruturas em causa a interação solo-estrutura apresenta uma influência determinante no comportamento da estrutura. Deste modo, efetua-se em primeiro lugar a calibração dos parâmetros de fundação através de métodos iterativos, finalizando a análise quando os valores das deformadas medidas nos ensaios “in situ” se aproximam dos medidos no modelo estrutural. Calibrado o sistema, procede-se à análise em estudo e à avaliação da carga máxima que a laje suporta considerando o comportamento à flexão e ao esforço transverso. Na avaliação ao esforço transverso, efetua-se uma análise de sensibilidade aos parâmetros do solo e da estrutura, com o intuito de verificar a sua influência na resposta da laje e definir a rigidez de referência para a análise estrutural, utilizando-a como base para a obtenção da carga máxima, para os diferentes tipos de navios analisados. No caso da avaliação do comportamento à flexão efetua-se a análise apenas para o caso do navio com maiores dimensões, uma vez que se verifica que a solicitação condicionante seria ao corte, exemplificando, a influência dos diferentes tipos de análise quando a estrutura é condicionada pelo comportamento à flexão. , en=This dissertation has the main objective of performing the evaluation of a naval dock bottom slab structural behavior. Considering the scope of the dissertation and the limitations relating to the development of the study to be carried out, the analysis will focus on one of the panels representing the dock´s bottom slab structure of the dock. For the type of structures concerned the soil-structure interaction presents an important influencing fator in the structure behavior. In this way, the calibration of the foundation parameters is first performed through iterative methods, finalizing the analysis when the values of the deformed measurements in the "in situ" tests approximate those measured in the structural model. Calibrated the system, the analysis in study and the maximum load that the slab supports evaluation are carried out, considering the behavior of bending and shear forces. In the evaluation for shear forces, a sensitivity analysis is performed on the soil and structure parameters, to verify its influence on the slab response and to define the reference rigidity for the structural analysis, using it as a basis for the evaluation of the maximum load carrying capacity for the different types of ships analyzed. In the case of the evaluation for bending moment, the analysis is carried out only in the case of the larger ship, since it is verified that the conditioning force would be shear, exemplifying the influence of the different types of analysis when the structure is conditioned by bending behavior. }
{pt=Laje de fundo, Análise Estrutural, Interação solo-estrutura, Análise de Sensibilidade, Esforço Transverso, Flexão, en=Bottom Slab, Structural Analysis, Soil-Structure Interaction, Analysis of Sensitivity, Shear Force, Bending Moment}

Novembro 12, 2018, 9:30

Orientação

ORIENTADOR

António José Da Silva Costa

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar