Disciplina
Ciências da Terra
Área
Ciências e Modelação de Terra > Ciências e Modelação de Terra
Activa nos planos curriculares
LEAmb 2021 > LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Ciências da Terra
Nível
Avaliação da componente teórica-prática (45%): exame final (25%) + avaliação contínua: fichas e questionários (20%). Avaliação contínua da componente laboratorial e de campo através da resoluação de problemas (55%).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
0.5 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
No final desta UC os alunos deverão ser capazes de: - identificar os principais materiais geológicos, as suas propriedades e campos de aplicação, processos de alteração e suas consequências, - reconhecer as características dos maciços e a sua capacidade de armazenamento subterrâneo - conhecer as propriedades do solo que condicionam o seu comportamento/vulnerabilidade face à atuação de fatores naturais e antrópicos, - compreender o sistema Terra como um sistema dinâmico (geodinâmica interna e externa), - identificar a distribuição das principais rochas e tipo de solos em Portugal, - compreender os riscos decorrentes dos fenómenos geológicos no Ambiente, - reconhecer os elementos de uma carta geológica e de solos, sua importância, - realizar e interpretar cortes geológicos.
Programa
- Importância da Geologia e dos Recursos Geológicos no Ambiente - Revisões do ciclo petrogenético e formação do solo - Estruturas e descontinuidades dos Maciços rochosos com reconhecimento e prática in situ - Armazenamento geológico subterrâneo - Características, propriedades físico - químicas do solo e a sua importância ambiental - Minerais argilosos: propriedades e sua importância na Engenharia do Ambiente - Distribuição das principais rochas e solos em Portugal - Degradação do solo: causas e consequências ambientais - Fenómenos de geodinâmica interna e externa - Riscos geológicos e alterações climáticas - Cartografia geológica e de solos: importância e interpretação da informação
Metodologia de avaliação
Avaliação da componente teórica-prática (45%): exame final (25%) + avaliação contínua: fichas e questionários (20%). Avaliação contínua da componente laboratorial e de campo através da resoluação de problemas (55%).
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Geologia.
Componente Laboratorial
Nas aulas laboratoriais os alunos, em grupo de 2/3 alunos, irão: a) no módulo rochas: descrever e classificar os minerais e rochas mais comuns b) no módulo solos: conhecer e aplicar procedimentos de caracterização/análise físico-química de amostras de solo e analisar e interpretar cartas de solos. c) Resolver problemas relativos à avaliação do comportamento do solo em função das suas características. d) Trabalhar com cartas geológicas (realizar e interpretar cortes geológicos) e cartas de solos Prevê-se realizar aulas de campo para: reconhecimento de características dos maciços rochosos; observação de perfis de solos, assim como colheita de amostras.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Componente de Competências Transversais
Desenvolver competências intrapessoais e interpessoais através da realização de trabalhos de grupo (10%).
Bibliografia
Principal
Environmental Geology – An Earth System Science Approach
Merritts, D. J.; De Wet, A.; Menking, K.
Environmental Geology-Principles and Practice
Soil Pollution. Origin. Monitoring remediation
Soils and the environment. An introduction