Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Opcional > Opcional I > Arquitetura Sustentável

Nível

A avaliação na UC resulta da participação do doutorando ao longo das sessões, na entrega e no nível científico reflectido nos dois textos e ainda durante as três participações expositivas de apresentação oral. Critérios de ponderação da avaliação: Texto 1 ( 40%); Texto 2 (40%); Conjunto das três apresentações orais (20%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

210.0 h/semestre

Objectivos

INTRODUÇÃO • É objectivo desta Unidade Curricular (UC) promover a investigação sobre os processos de intervenção na cidade contemporânea. • A UC tem como principal foco o desenvolvimento do conhecimento e a reflexão relativos aos processos de produção imagética e funcional na ocupação do espaço construído, nomeadamente no que se refere à durabilidade e eficiência no desempenho. • A abordagem pedagógica tem suporte num enquadramento de transversalidade onde a sustentabilidade é discutida enquanto conceito de agregação de problemáticas. • A escassez de recursos naturais, o crescimento populacional e a expansão das áreas urbanas colocam hoje desafios que exigem intervenções com suporte multidisciplinares. • Face a esta problemática, torna-se pertinente equacionar o potencial de implementação de estratégias de desenho bioclimático na criação de soluções mais duradouras. • Os contributos a alcançar podem propiciar intervenções promotoras de um aproveitamento máximo do potencial energético local com recurso a tecnologias simples. • A antecipação de resultados pode já hoje ser realizada com suporte em modelos de simulação estática e dinâmica. A integração de ferramentas digitais no processo de concepção resulta num efectivo contributo para uma redução como sejam as necessidades energéticas que têm implicações directas nos modelos e dinâmicas de regeneração da cidade e reabilitação do seu edificado; • A UC integra uma perspectiva multidisciplinar na elaboração de conteúdos de processos de investigação que, permitindo o confronto de diferentes abordagens, irá resultar no desenvolvimento de projectos de investigação mais consistentes. METAS DE APRENDIZAGEM As metas de aprendizagem fixadas para os estudantes com frequência desta UC são: • Compreender os modelos de desenho da cidade e a sua tradução em termos do futuro desempenho energético; • Compreender os impactes dos modelos de compactação, dispersão e segregação de usos para efeitos do desempenho da cidade sustentável em diferentes áreas temáticas; • Compreender o problema da escassez de recursos e as limitações tecnológicas e estratégicas para a durabilidade do espaço construído; • Conhecer como avaliar o desempenho do estado actual e futuro do espaço construído em termos de Sustentabilidade.

Programa

O programa da UC é suportado na discussão em torno das temáticas enquadradas no objectivo fixado. Os conteúdos são lecionados sob a forma de seminários para uma discussão alargada por todos os intervenientes, o que permite que sejam desenvolvidos exercícios de partilha e integração de conteúdos e abordagens diferenciadas Sumariamente, apresentam-se os temas de desenvolvimento programático: • Tema 1: Desafios da reabilitação da cidade versus os modelos de compactação, dispersão ou segregação; • Tema 2: Energia renovável para a sustentabilidade das cidades; • Tema 3: Desempenho energético da componente construtiva; • Tema 4: Baixa intensidade em carbono para a Sustentabilidade das cidades no futuro; • Tema 5: Processos construtivos. METODOLOGIA O modelo pedagógico definido para o funcionamento da UC é baseado em séries de debates. Estes debates são dinamizados pelo docente responsável de cada sessão, cabendo ao doutorando, dentro da sua área de conhecimento, intervir e discutir formas de estabelecer relações do tema com o seu projecto individual de investigação. A construção de conhecimento desenvolvido por cada doutorando deverá ter expressão na sua futura investigação, por sua vez resultante do conhecimento e compreensão adquiridos com base no trabalho em grupo e nos temas em discussão. Em cada uma das sessões será apresentado, sumariamente, um tema pelo docente, o qual é debatido em duas vertentes: • O entendimento do tema e a possibilidade de identificar vantagens para a sua inserção na investigação individual em curso; • A compreensão por parte do doutorando no modo como o tema pode ser transversalmente introduzido no sue processo de investigação. Pretende-se que cada doutorando, com base nestes exercícios reflexivos, desenvolva capacidades autónomas para o estudo de temas à sua escolha, com base no conhecimento adquirido, passíveis de serem integrados na sua investigação individual. O resultado da abordagem desenvolvida sobre cada tema deve ser apresentado em mesa redonda para fomentar o debate e a validação do resultado obtido. A introdução desse tema no contexto do PDA irá contribuir para o reforço das diferentes investigações, estabelecendo relações de causa-efeito e de correlações com as temáticas da Reabilitação e Sustentabilidade. Pretende-se ainda que o doutorando consiga dar enfase a problemas concretos em contexto real e ao modo como os aborda de forma inovadora, como forma de criar respostas viáveis. Os exercícios terão suporte num discurso capacitado para a reconstrução do passado verificável na correlação com os modelos actuais e na proposição de uma futura abordagem prospectiva que evidencie a avaliação de riscos de insustentabilidade em contraponto com os benefícios das soluções apontadas.

Metodologia de avaliação

A avaliação na UC resulta da participação do doutorando ao longo das sessões, na entrega e no nível científico reflectido nos dois textos e ainda durante as três participações expositivas de apresentação oral. Critérios de ponderação da avaliação: Texto 1 ( 40%); Texto 2 (40%); Conjunto das três apresentações orais (20%).

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

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