Disciplina
Processos Construtivos, Reabilitação e Sustentabilidade
Área
Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura
Activa nos planos curriculares
DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Opcional > Opcional I > Arquitetura Sustentável
Nível
A avaliação na UC resulta da participação do doutorando ao longo das sessões, na entrega e no nível científico reflectido nos dois textos e ainda durante as três participações expositivas de apresentação oral. Critérios de ponderação da avaliação: Texto 1 ( 40%); Texto 2 (40%); Conjunto das três apresentações orais (20%).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
210.0 h/semestre
Objectivos
INTRODUÇÃO • É objectivo desta Unidade Curricular (UC) promover a investigação sobre os processos de intervenção na cidade contemporânea. • A UC tem como principal foco o desenvolvimento do conhecimento e a reflexão relativos aos processos de produção imagética e funcional na ocupação do espaço construído, nomeadamente no que se refere à durabilidade e eficiência no desempenho. • A abordagem pedagógica tem suporte num enquadramento de transversalidade onde a sustentabilidade é discutida enquanto conceito de agregação de problemáticas. • A escassez de recursos naturais, o crescimento populacional e a expansão das áreas urbanas colocam hoje desafios que exigem intervenções com suporte multidisciplinares. • Face a esta problemática, torna-se pertinente equacionar o potencial de implementação de estratégias de desenho bioclimático na criação de soluções mais duradouras. • Os contributos a alcançar podem propiciar intervenções promotoras de um aproveitamento máximo do potencial energético local com recurso a tecnologias simples. • A antecipação de resultados pode já hoje ser realizada com suporte em modelos de simulação estática e dinâmica. A integração de ferramentas digitais no processo de concepção resulta num efectivo contributo para uma redução como sejam as necessidades energéticas que têm implicações directas nos modelos e dinâmicas de regeneração da cidade e reabilitação do seu edificado; • A UC integra uma perspectiva multidisciplinar na elaboração de conteúdos de processos de investigação que, permitindo o confronto de diferentes abordagens, irá resultar no desenvolvimento de projectos de investigação mais consistentes. METAS DE APRENDIZAGEM As metas de aprendizagem fixadas para os estudantes com frequência desta UC são: • Compreender os modelos de desenho da cidade e a sua tradução em termos do futuro desempenho energético; • Compreender os impactes dos modelos de compactação, dispersão e segregação de usos para efeitos do desempenho da cidade sustentável em diferentes áreas temáticas; • Compreender o problema da escassez de recursos e as limitações tecnológicas e estratégicas para a durabilidade do espaço construído; • Conhecer como avaliar o desempenho do estado actual e futuro do espaço construído em termos de Sustentabilidade.
Programa
O programa da UC é suportado na discussão em torno das temáticas enquadradas no objectivo fixado. Os conteúdos são lecionados sob a forma de seminários para uma discussão alargada por todos os intervenientes, o que permite que sejam desenvolvidos exercícios de partilha e integração de conteúdos e abordagens diferenciadas Sumariamente, apresentam-se os temas de desenvolvimento programático: • Tema 1: Desafios da reabilitação da cidade versus os modelos de compactação, dispersão ou segregação; • Tema 2: Energia renovável para a sustentabilidade das cidades; • Tema 3: Desempenho energético da componente construtiva; • Tema 4: Baixa intensidade em carbono para a Sustentabilidade das cidades no futuro; • Tema 5: Processos construtivos. METODOLOGIA O modelo pedagógico definido para o funcionamento da UC é baseado em séries de debates. Estes debates são dinamizados pelo docente responsável de cada sessão, cabendo ao doutorando, dentro da sua área de conhecimento, intervir e discutir formas de estabelecer relações do tema com o seu projecto individual de investigação. A construção de conhecimento desenvolvido por cada doutorando deverá ter expressão na sua futura investigação, por sua vez resultante do conhecimento e compreensão adquiridos com base no trabalho em grupo e nos temas em discussão. Em cada uma das sessões será apresentado, sumariamente, um tema pelo docente, o qual é debatido em duas vertentes: • O entendimento do tema e a possibilidade de identificar vantagens para a sua inserção na investigação individual em curso; • A compreensão por parte do doutorando no modo como o tema pode ser transversalmente introduzido no sue processo de investigação. Pretende-se que cada doutorando, com base nestes exercícios reflexivos, desenvolva capacidades autónomas para o estudo de temas à sua escolha, com base no conhecimento adquirido, passíveis de serem integrados na sua investigação individual. O resultado da abordagem desenvolvida sobre cada tema deve ser apresentado em mesa redonda para fomentar o debate e a validação do resultado obtido. A introdução desse tema no contexto do PDA irá contribuir para o reforço das diferentes investigações, estabelecendo relações de causa-efeito e de correlações com as temáticas da Reabilitação e Sustentabilidade. Pretende-se ainda que o doutorando consiga dar enfase a problemas concretos em contexto real e ao modo como os aborda de forma inovadora, como forma de criar respostas viáveis. Os exercícios terão suporte num discurso capacitado para a reconstrução do passado verificável na correlação com os modelos actuais e na proposição de uma futura abordagem prospectiva que evidencie a avaliação de riscos de insustentabilidade em contraponto com os benefícios das soluções apontadas.
Metodologia de avaliação
A avaliação na UC resulta da participação do doutorando ao longo das sessões, na entrega e no nível científico reflectido nos dois textos e ainda durante as três participações expositivas de apresentação oral. Critérios de ponderação da avaliação: Texto 1 ( 40%); Texto 2 (40%); Conjunto das três apresentações orais (20%).
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
The concepts, definitions and processes on urban regeneration in the Western literature and Turkey.
Learning for and from the city: the role of education in urban social cohesion.
Belgeo. Revue belge de géographie. ISSN 1377-2368. 4. doi: 10.4000/belgeo.8587.
From Bauhaus to Eco-House: A History of Ecological Design.
1 edition ed. Baton Rouge : LSU Press, 2010. ISBN 978-0-8071-3551-8.
The Environmental Quality of City Streets: The Residents’ Viewpoint.
APPLEYARD, Donald; LINTELL, Mark
In search of the Modern Landscape.
The Onc and Future Park: From Central Park to OMA’s Parc de la Vilette.
Formerly Urban: Projecting Rustbelt Futures.
Syracuse, New York : Princeton Architectural Press. ISBN 978-1-61689-089-6.
City. ISSN 1360-4813. 19:5 (2015) 646–664. doi: 10.1080/13604813.2015.1078603.
In search of the Modern Landscape.
Accommodating Human Unsettlement.
The Town Planning Review. ISSN 0041-0020. 49:1 (1978) 51–60.
Research Design: Creating Robust Approaches For The Social Sciences.
1 edition ed. London ; Thousand Oaks, Calif : Sage Publications Ltd, 2013. ISBN 978-1-4462-4902-4.
Interaction Pretext: Experiences of Community in the Urban Neighbourhood.
HENRIKSEN, Ida Marie; TJORA, Aksel
Urban Studies. ISSN 0042-0980. 51:10 (2014) 2111–2124. doi: 10.1177/0042098013505891.
The Collision of Scarcity and Expendability in Architectural Culture of the 1960s and 1970s.
Architectural Design. ISSN 1554-2769. 82:4 (2012) 130–135. doi: 10.1002/ad.1443.
Basel. Boston : Birkhäuser. ISBN 978-3-03821-477-9.
Urban Planning in Rich and Poor Countries.
Oxford; New York: Oxford University Press. ISBN 978-0-19-219134-2.
Axioms for a Modern Landscape Architecture.
Parc De La Vilette. Architectural Design - Deconstruction in Architecture.
WARD, Catherine D.; SHACKLETON, Charlie M.
World Development. ISSN 0305-750X. 78:C (2016) 80–93.
Case Study Research: Design and Methods.
[S.l.] : SAGE. ISBN 978-1-4129-6099-1.