Disciplina

Área

Área Científica de Urbanismo e Transportes > Planeamento e Políticas de Transportes

Activa nos planos curriculares

MPOT2010 > MPOT2010 > 2º Ciclo > Economia de Transportes

DFATVC2006 > DFATVC2006 > 3º Ciclo > Planeamento e Políticas de Transportes > Obrigatórias > Economia de Transportes

Nível

Os estudantes devem prestar os seguintes tipos de provas: a) Monografia, realizada por grupo de no máximo 2 estudantes, sobre tema a decidir pelo docente, apresentado e discutido em seminário - 60% de peso na nota final b) Exame escrito individual – 40% de peso na nota final Em qualquer destas provas a nota mínima para evitar reprovação é 8.0 valores. Para assegurar aprovação na disciplina a nota ponderada das duas avaliações deve ser igual ou superior a 10 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

2.0 h/semana

70.0 h/semestre

Objectivos

Compreender os conceitos fundamentais de: a) Mudanças estruturais na economia mundial b) Características do Mercado e Falhas. c) Mecanismos de preço e factores de influência da procura e da oferta. d) Factores que influenciam o investimento e) Economia da interacção entre agentes Dotar os estudantes de competência e experiência em: a) Análise de mercados b) Formação e implementação de mecanismos de preços c) Avaliação económica de projectos

Programa

a) Teoria do Consumidor e sistemas de mercado: caracteristicas e falhas; efeitos da intervenção regulamentar b) Custos de produção e estruturas produtivas: economias de escala e de âmbito; efeitos de rede c) Mecanismos de preços: mercados individuais; lei da oferta e da procura optimização; flexibilidade; produtos homogéneos; transparência; barreiras à entrada e saída; preços justos e eficientes; desvios e intervenções conducentes à ineficiência; condições de equilibrio dos mercados, oferta agregada e produra agregada: excesário so de procura; preço e/ ou ajustes de quantidade – choques de procura e choques de oferta d) Efeitos fiscais e) Relações agente principal: teoria dos contratos; teoria dos jogos; representação dos jogos; tipos de jogos; uso económico do jogo; informação e assimetrias f) Valorização económica de projectos e políticas; análise custom-beneficio; valorização das externalidades g) Financiamento de sistemas de Transportes

Metodologia de avaliação

Os estudantes devem prestar os seguintes tipos de provas: a) Monografia, realizada por grupo de no máximo 2 estudantes, sobre tema a decidir pelo docente, apresentado e discutido em seminário - 60% de peso na nota final b) Exame escrito individual – 40% de peso na nota final Em qualquer destas provas a nota mínima para evitar reprovação é 8.0 valores. Para assegurar aprovação na disciplina a nota ponderada das duas avaliações deve ser igual ou superior a 10 valores.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Transport Economics

Blauwens G., de Baere P., van de Voorde E.,

2006

ISBN 90-455-1638-1