Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > História e Teoria da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

MA 2006 > MA 2006 > 1º Ciclo > Cultura Arquitectónica > História e Teoria da Arquitectura > História da Arquitectura Portuguesa Contemporânea

Nível

Trabalho monográfico: estudo de uma obra de arquitectura no contexto do programa e do tema desenvolvido na aula da respectiva apresentação na perspectiva da reabilitação.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

84.0 h/semestre

Objectivos

Promover o estudo de casos (visitáveis e estudáveis) capazes de caracterizarem a produção arquitectónica portuguesa dos últimos cem anos. Analisar os materiais e das técnicas com o objectivo exercitar a capacidade analítica dos alunos com vista á definição de uma estratégia de intervenção. Promover o enquadramento disciplinar da História da Arquitectura através de uma articulação ligação às áreas do projecto e da tecnologia da construção Contribuir para o conhecimento da arquitectura portuguesa contemporânea e para a conformação de uma história operativa (conceitos, referências e “ferramentas”).

Programa

Introdução à produção arquitectónica do século XX Uma micro-história construtiva e o problema das fontes. A obra como fonte primária. Uma das tarefas futuras: trabalhar com as pré-existências O paradoxo do património moderno: a reconstrução dos pavilhões Mies e Esprit Nouveau; Exemplos de reabilitação realizada do quadro internacional Debate Arte e Técnica: técnica e desejo de progresso; novos materiais: ferro, vidro e betão; novos programas; a eficácia da engenharia; a “artisticidade” do estilo beaux-arts; progressismo e culturalismo; a cidade infraestruturada O primeiro ciclo do betão e a descoberta do “estilo” moderno Arquitectura de regime e retorno classizante O segundo ciclo do betão e a afirmação da arquitectura moderna: processo de modernização e industrialização; racionalidade construtiva e valor de imagem; matriz estrutural como módulo; pesquisa na habitação unifamiliar; Blocos de habitação: da “célula” à cidade A pesquisa pós-racionalista e a integração dos materiais vernáculos Mudança de escala, diversidade e maturidade construtiva A problemática da intervenção: restauro ou reabilitação do património moderno.

Metodologia de avaliação

Trabalho monográfico: estudo de uma obra de arquitectura no contexto do programa e do tema desenvolvido na aula da respectiva apresentação na perspectiva da reabilitação.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Percurso, Arquitectura Portuguesa 1930-1974

FERNANDEZ, Sérgio

1988

2ª ed., Porto, Edições da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto


"A Evolução da Arquitectura Moderna em Portugal, uma Interpretação", : in ZEVI,Bruno, História da Arquitectura Moderna

PORTAS, Nuno

1977

Lisboa, Arcádia


Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50

TOSTÕES, Ana

1997

Porto, FAUP publicações


Portugal: Arquitectura do Século XX

TOSTÕES, Ana ; BECKER, Annette ; WANG, Wilfried (com.)

1998

Munchen, New York, Frankfurt, Lisboa, Prestel / DAM / PF 97