Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

MA 2021 > MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Programação e Computação para Arquitectura

MA 2006 > MA 2006 > 1º Ciclo > Tecnologia da Arquitectura > Metodologias da Representação > Programação e Computação para Arquitectura

Nível

A avaliação terá como base: 1. Cinco pequenos exercícios sobre cada um dos temas básicos, conducentes ao projecto final; 2. Um projecto final sintetizando os temas básicos; 3. Uma apresentação final; 4. Um cartaz (opcional). A nota final resultará da seguinte ponderação: 1. 15% para a assiduidade e participação nas aulas; 2. 50% para os exercícios pequenos; 3. 35% para o projecto final.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

3.0 h/semana

98.0 h/semestre

Objectivos

Esta cadeira introduz os fundamentos da abordagem computacional do conhecimento e forma arquitectónicos. São apresentadas as teorias mais divulgadas para a computação com formas arquitectónicas, bem como as principais técnicas para a sua produção. Os assuntos abordados incluem sistemas generativos - desenho paramétrico, gramáticas de forma e outros - e produção assistida por computador - sistemas subtractivos, aditivos, por corte e outros. Os conceitos básicos da programação são ensinados através de uma linguagem com um elevado nível de abstração, o Autolisp.

Programa

A cadeira tem um módulo principal e um módulo secundário. O módulo principal visa dotar o alunos dos conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento de ferramentas informáticas para apoio do projecto. Aqui incluem-se os modelos teóricos e uma linguagem de programação (Autolisp). O segundo módulo introduz os fundamentos da produção assistida por computador, onde se incluem as diversos sistemas de prototipagem rápida e de digitalização tridimensional. As aulas possuem uma componente teórica e uma práctica. Na componente teórica introduzem-se os temas básicos relacionados necessários ao desenvolvimento de sistemas generativos, incluindo a representação de conhecimento (desenho paramétrico, gramáticas de forma, algoritmos genéticos, cellular automata, etc.) e a programação de formas arquitectónicas (expressões simbólicas, estruturas de controlo, funções cíclicas, estruturas de dados, etc.), bem como temas de desenvolvimento (prototipagem rápida e digitalização 3D). Na parte práctica introduzem-se os rudimentos da linguagem de programação, explica-se o funcionamento do equipamento de prototipagem e apoiam-se os alunos na execução dos exercícios.

Metodologia de avaliação

A avaliação terá como base: 1. Cinco pequenos exercícios sobre cada um dos temas básicos, conducentes ao projecto final; 2. Um projecto final sintetizando os temas básicos; 3. Uma apresentação final; 4. Um cartaz (opcional). A nota final resultará da seguinte ponderação: 1. 15% para a assiduidade e participação nas aulas; 2. 50% para os exercícios pequenos; 3. 35% para o projecto final.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

The Art of Computer Graphics Programming

William Mitchell, Robin Liggett and, Thomas Kvan

1987

Van Nostrand Reinhold


The Electronic Design Studio

Malcolm McCullough, William Mitchell and Patrick Purcell

1990

Ed. MIT press


The Logic of Architecture

William Mitchell

1990

MIT press


Secundária

Digital Tectonics

Neil leach, David Turnbull, Chris Williams

2004

Wiley-Academy


Architecture in the Digital Age: Design and Manufactiring

Branko Kolarevic

2003

Spon Press


Automated Fabrication

Marshall Burns

1995

Prentice-Hall, New Jersey


Automatic Generation and Fabrication of Designs, in Automation in Construction

Duarte, J.P. e Y. Wang

2002

11/ 3 pp 291-302, Elsevier Science


Introduction to shape and shape grammars

Stiny G.

1980

Environment and Planning B: Planning and Design 7 343-351


Towards the Mass Customization of Housing: the grammar of Siza’s houses at Malagueira

Duarte, J.P.

2005

Environment and Planning B: Planning and Design 2005, volume 32 (3) May, pp 347-380


Architects' Data

Ernst Neufert

1980

New York: Halsted Press


A History of Architecture on the Comparative Method, for students, craftsmen, and amateurs, 15th edition

Sir Banister Flight Fletcher

1950

London: Batsford


Formal Design in Renaissance Architecture from Brunelleschi to Palladio

Michele Furnari

1995

New York: Rizzoli