Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

MA 2021 > MA 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Espaço, Sociedade e Cultura

MET 2006 > MET 2006 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares de Opção > Espaço, Sociedade e Cultura

MA 2006 > MA 2006 > 2º Ciclo > Opções > Espaço, Sociedade e Cultura

Nível

É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, assente numa avaliação contínua ao longo do semestre lectivo e num trabalho de grupo com apresentação oral e discussão obrigatórias.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

1.0 h/semana

91.0 h/semestre

Objectivos

Promover uma leitura holística do processo de projectar em arquitectura a partir de uma reflexão crítica sobre as diferentes condições, requisitos, implicações e riscos que se colocam nas fases de planeamento, concepção, construção, ocupação e manutenção. Fomentar conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos para avaliação de objectos arquitectónicos focalizada em: condições espaço-funcionais; eficácia da resposta à organização social que acomoda; aferição da vocação funcional; condições técnico-construtivas. Exercitar a aptidão para gerar, pesquisar e organizar informação sobre o problema em estudo, comunicar a validade das análises elaboradas (diagnóstico) e tomar decisões (soluções e medidas de intervenção).

Programa

Conceitos elementares: espaços arquitectónicos complexos; programação arquitectónica; vida útil económica, funcional e física; avaliação qualitativa e quantitativa; vocação funcional dos espaços. Relação entre espaço arquitectónico e uso. Condições e exigências de desempenho: identificação de variáveis sociais, económicas, culturais e físicas; parâmetros de avaliação. Avaliação Pré-Projecto (APP) e Pós-Ocupação (APO). Análise espaço-funcional. Modelo descritivo Space Syntax. Representação, quantificação e interpretação das características configuracionais dos sistemas espaciais. Identificação de Estratégias espaciais e de propriedades configuracionais. Caracterização de elementos morfológicos. Análise físico-construtiva. Identificação de patologias e determinação de causas. Métodos complementares de diagnósticos. Elementos de betão, alvenaria e madeira e elementos de revestimento. Metodologias e técnicas de intervenção. Estudos de caso.

Metodologia de avaliação

É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, assente numa avaliação contínua ao longo do semestre lectivo e num trabalho de grupo com apresentação oral e discussão obrigatórias.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Inquiry by Design: Tools for Environment-Behavior Research

Zeizel,J.

1981

Cambridge Univ. Press, Cambridge, UK.


The Social Logic of Space

Hillier,B. and Hanson,J.

1984

Cambridge Univ. Press, Cambridge, UK


Building Evaluation Techniques

Baird,G., Gray,J., Isaacs,N., Kernohan,D. and McIndoe,G.

1996

McGrawHIll, New York


Assessing Building Performance

Preiser,W. and Fisher, J. (ed)

2005

Elsevier, Butherworth Heinemann


Buildings and Power. Freedom and Control in the Origin of Modern Building Types

Markus,T.

1993

Routledge, New York


Avaliação Pós-Ocupação do Ambiente Construído

Ornstein,S. e Romero,M.

1992

Studio Nobel,EDUSP, S. Paulo, Brasil


Análise físico-construtiva: patologia, diagnóstico e intervenção

Slides das aulas


Análise espaço-funcional: princípios e instruimentos

Slides das aulas