Disciplina
Planeamento e Controlo na Construção
Área
Área Científica de Construção > Organização e Gestão da Construção
Activa nos planos curriculares
AFA_AM-Eng_Aerod > AFA_AM-Eng_Aerod > 2º Ciclo > Especializações > Construção > Opção 1 > Planeamento e Controlo na Construção
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Nível
70% de avaliação contínua e 30% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
119.0 h/semestre
Objectivos
Fornecer aos alunos os conhecimentos principais sobre o planeamento do tempo e recursos e o controlo do binómio custo-prazo durante a execução de empreendimentos de construção.
Programa
Planeamento de prazos da construção (objetivos, modelos, representação gráfica; etapas e técnicas de calendarização de empreendimentos e obras; método do caminho crítico); Planeamento de recursos (categorias de recursos básicos das operações de construção; identificação, estimativa, alocação e optimização dos recursos em empreendimentos e obras de construção); Relação entre custo e tempo e viabilidade financeira de soluções alternativas; Controlo de desvios em empreendimentos de construção (medição do progresso e categorização dos desvios: prazos, recursos, custos).
Metodologia de avaliação
70% de avaliação contínua e 30% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
UC de Organização e Gestão de Obras I ou II
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação nas apresentações e trabalho de grupo), e literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, nas apresentações e trabalho de grupo). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.
Bibliografia
Principal
Documento de apoio à disciplina com atualização anual
Construction Project Scheduling and Control
A Handbook for Construction Planning and Scheduling
Andrew Baldwin and David Bordoli
Practice Standard for Earned Value Management
Practice Standard for Work Breakdown Structures