Diploma de Mestrado Integrado em Arquitectura do IST aprovado pela Comissão Europeia

16 dezembro 2010, 17:41 - Paula Cristina Martins Marques Santinho

O diploma de Mestrado Integrado em Arquitectura do Instituto Superior Técnico foi aprovado pela Comissão Europeia, passando a integrar a lista dos cursos incluídos na Directiva Europeia 2005/36/CE, relativa às Qualificações Profissionais.

O Mestrado Integrado em Arquitectura do IST obteve parecer positivo da Ordem dos Arquitectos e, no "Grupo de Peritos Para a Avaliação dos Diplomas em Arquitectura", da Comissão Europeia,  foi aprovado por unanimidade dos 27 Estados Membros.

Uma vez que o plano de estudos anterior (Licenciatura, no modelo pré-Bolonha) também se encontra publicado no anexo da Directiva Europeia, todos os titulares de formação em Arquitectura do IST beneficiam do reconhecimento automático do seu diploma, podendo usufruir da livre circulação profissional no espaço europeu.

Para além do reconhecimento dos conteúdos do plano de formação, esta aprovação concretiza o interesse estratégico do IST em assegurar aos seus estudantes condições de formação, de integração profissional e de mobilidade, iguais às dos restantes estados da União Europeia.

Cerimónia de entrega dos Prémios Edgar Cardoso, Alberto Abecasis Manzanares, Álvaro Machado e João Martins

7 dezembro 2010, 17:12 - Paula Cristina Martins Marques Santinho

No próximo dia 9 de Dezembro de 2010, 5ª feira, pelas 17H30, terá lugar no Grande Auditório do Centro de Congressos do IST a cerimónia de entrega dos Prémios Edgar Cardoso, Alberto Abecasis Manzanares, Álvaro Machado e João Martins, a alunos do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura que se distinguiram pelo seu excelente desempenho.

Na mesma sessão, serão homenageados os Professores António Lamas, João Teixeira de Freitas, António Reis, e Júlio Appleton, que cumpriram 25 anos como Professores Catedráticos do DECivil do IST.

IV Obra Falada no IST em Novembro

22 novembro 2010, 12:48 - Paula Cristina Martins Marques Santinho

O nucleAr - Núcleo de Estudantes de Arquitectura do Instituto Superior Técnico - realiza este Novembro a 4ª edição da Obra Falada. Trata-se de um ciclo de conferências que os alunos têm vindo a organizar nos últimos anos, no âmbito do qual se convidam vários arquitectos para apresentarem as suas últimas obras, com o objectivo de dar a conhecer diferentes abordagens e ideias, suscitar interesses diversos e levantar dúvidas quanto às matérias que a própria arquitectura aborda.

São estes os convidados para a IV Obra Falada:

- 16 Novembro: António Belém Lima

- 23 Novembro: Atelier de Santos

- 30 Novembro: José Manuel Carvalho Araújo

- 3 Dezembro: Manuel Taínha

O evento irá decorrer no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do IST, às 18h.

A entrada é livre.

Mais em http://nuclear.ist.utl.pt/

Conferência sobre Conservação e Transformação - O Património Urbano-Arquitectónico do Movimento Moderno, Argentina

15 novembro 2010, 09:35 - Paula Cristina Martins Marques Santinho

No âmbito da Unidade Curricular História da Cidade do Mestrado Integrado em Arquitectura, realiza-se no próximo dia 18 de Novembro, das 11h às 12.30h, uma Conferência sobre "Conservação e Transformação - O Património Urbano-Arquitectónico do Movimento Moderno, Argentina" proferida por Stella Marís Casal, da Universidade de Buenos Aires.

Performance pela artista Marta Wengorovius - O USO DA TOALHA

10 novembro 2010, 09:25 - Paula Cristina Martins Marques Santinho

Performance de Marta Wengorovius no Átrio do Pavilhão de Civil - às 18h - O USO DA TOALHA
integrada na Unidade Curricular de PROJECTO DE ARQUITECTURA I do Mestrado Integrado em Arquitectura.

Folha de Sala