Dissertação

Estimação de cobertura rádio em sistemas de comunicações móveis ferroviárias EVALUATED

As comunicações móveis ferroviárias apresentam algumas especificidades em termos de planeamento e cobertura rádio que as distinguem das redes de comunicações públicas, sendo a estimação de cobertura rádio uma das principais etapas no planeamento de uma rede rádio de comunicações ferroviárias. Numa altura em que, também estas redes de comunicações se preparam para uma evolução tecnológica, no âmbito do FRMCS, é fundamental o conhecimento destas especificidades por forma a avaliar a aplicabilidade das diferentes tecnologias às necessidades ferroviárias. No âmbito de trabalhos anteriores foi demonstrado que a propagação no tipo de ambiente característico da ferrovia introduz alterações significativas em termos de predição de cobertura rádio. Foi igualmente demonstrada a aplicabilidade de modelos convencionais, como o Modelo Okumura-Hata às comunicações ferroviárias, tendo contudo em conta a necessidade de correção e adaptação de alguns parâmetros dos modelos, designadamente os parâmetros que caracterizam o tipo de ambiente. O objetivo desta dissertação é desenvolver e testar um conjunto de dados, em que para cada ponto efetue a classificação do ambiente, e por conseguinte, selecione qual o modelo adequado à estimação de cobertura rádio, através de uma interface de otimização automática, nomeadamente o H2O Flow. Foi esta a metodologia de classificação escolhida tendo sido descrita a sua interface e configuração que maximiza o desempenho do algoritmo, para este tipo de problema.
Comunicações rádio em ferrovias, Estimação de sinal, Modelos de Propagação, Okumura-Hata, H2O Flow

setembro 11, 2020, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Nuno António Fraga Juliano Cota

ISEL

Professor

ORIENTADOR

António José Castelo Branco Rodrigues

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar