Dissertação

Human Machine Interface to Manually Drive Rhombic Like Vehicles Such as Transport Caske in ITER EVALUATED

O futuro da geração de energia passa pela fusão nuclear que é um processo sustentável e seguro de produção de energia, no entanto liberta alguma radiação, activando os materiais próximos. O transporte destes materiais tem que ser feito com o auxilio de manipuladores e veículos autónomos. É o que irá acontecer no ITER, o transporte das cargas vai ser efectuado remotamente por um sistema automático de transporte de carga, o CTS. Esta tese insere-se na necessidade de conduzir o veiculo manualmente da forma mais eficiente e segura, não comprometendo a integridade do veiculo, carga e edifício. Num ambiente industrial usual este veículo poderia ser conduzido com o operador nas proximidades do veiculo, contudo no ITER isto não é possível e o veiculo tem que ser controlado remotamente. Esta tese compara duas métodos de condução: Focando-se nas rodas, ou focando-se no centro do veiculo, tendo como objectivo provar a viabilidade da segunda. No decorrer desta Tese foram desenvolvidos dois dispositivos para conduzir o veiculo, um foca-se nas suas rodas e usa um gamepad, o outro foca-se no centro do veiculo e usa um joystick acompanhado por um disco rotacional construído de raiz para este efeito utilizando um encoder. Para avaliar a viabilidade de cada dispositivo foram feitos um total de 200 testes feitos por 12 pessoas que nunca tiveram contacto com o veiculo ou os dispositivos. Cada utilizador conduziu o veiculo com os dois dispositivos, a dinâmica e sistema de visualização do veiculo foi simulada em Matlab.
Nuclear Fusion, ITER, Manual driving, Autonomous vehicle, 3D printing, Usability tests

novembro 6, 2015, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alberto Manuel Martinho Vale

Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)

Investigador

CO-ORIENTADOR

Rodrigo Martins de Matos Ventura

MEEC

Professor Auxiliar