Dissertação

Using generic cell libraries to improve the automatic sizing of operational amplifier with rail-to-rail input and output EVALUATED

O crescimento da complexidade nos sistemas-em-um-chip, obriga a necessidade de criar processos de desenvolvimento automatico no mundo anal ´ ogico. Esta tese apresenta uma nova ferramente ´ que vem facilitar a automac¸ao e reutilizac¸ ˜ ao de projectos anal ˜ ogicos. Foi utilizado um m ´ etodo de ´ optimizac¸ao baseado em algoritmos gen ˜ eticos (AIDA) com uma nova estrutura. Esta nova estrututa ´ contem uma biblioteca de c ´ elulas gen ´ ericas e uma base de dados de classes de circuitos para fa- ´ cilitar a transferencia de diferentes tecnologias e topologias. De forma a validar a independ ˆ encia da ˆ topologia na soluc¸ao proposta, circuitos de teste foram desenvolvidos para uma classe de circuitos ˜ especifica- Amplificador operacional com entrada e sa´ıda rail-to-rail. A transferencia de conhecimento ˆ atraves de diferentes topologias pode ser conseguida reutilizando uma base de dados de circuitos ´ de simulac¸ao j ˜ a existente. Para al ´ em disso, a migrac¸ ´ ao de tecnologia ˜ e tamb ´ em validada usando ´ duas tecnologias distintas: XFAB 350 nm e ATMEL 150 nm SOI. Finalmente, esta soluc¸ao permite ao ˜ designer desenvolver facilmente um sistema independente da tecnologia e da topologia, que pode ser executado em múltiplos projectos, melhorando o processo de automação no mundo analógico.
Dimensionamento Automático, Biblioteca de células genéricas, Método baseado em optimização genética, Amplificador Operacional, Entrada e saída rail-to-rail.

Novembro 29, 2017, 9:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Jorge Guilherme

Instituto Politécnico de Tomar

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Nuno Cavaco Gomes Horta

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar