Disciplina Curricular

Protecções e Automação em Sistemas de Energia PESE

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - MEEC 2006

Contextos

Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Secundária > Energia

Período:

Grupo: MEEC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Área de Especialização Principal > Energia > Redes e Sistemas de Energia

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina visa desenvolver formações essenciais à capacidade de conceber e parametri¬zar sistemas de protecção contra incidentes nos equipamentos e sistemas eléctricos de potência. Começando por apresentar os princípios e requisitos básicos das Unidades de protec¬ção e controlo e das respectivas interfaces aos equipamentos de energia, são depois tratados aspectos essenciais da protecção de equipamentos e de sistemas de Energia de Média, Alta e Muito Alta Tensão. Em particular, são abordados os comportamentos em defeito das redes de distribuição de tipo europeu, com referência aos seus regimes de neutro, e os relativos às redes de trans¬missão. Por fim, são discutidos aspectos relativos à protecção de máquinas rotativas e de trans¬formadores.

Programa

1.Sistemas de Protecção e controlo: Hardware e compatibilidade electromagnética. Soft¬ware e algoritmos bási¬cos. Sistemas distribuídos em Subestações e protocolos de comu¬nicação. Transformadores de Medida para protecção e outros sensores. 2.Regimes de Neutro em Redes de Distribuição primárias (Média Tensão): isolado, resso¬nante, resistivo e com reactância limitadora. Protecções e equi¬pamentos específicos. Regulação coordenada de Protecções de Máxima Intensidade em redes de Média Ten¬são e Qualidade da Energia. Relação entre normas de Imunidade Electromagnética e protecções. 3.Protecção de redes de Transmissão. Protecção de distância: princípios, características, regulação, coordenação e limitações. Tele-protecção. Tele-aceleração de protecções de distância e protecção diferencial de linhas. 4.Protecção de Máquinas Eléctricas médias e grandes. Protecção de transformadores de potência. Protecção de Máquinas Rotativas. Protecções específicas para Motores e para Ge¬radores.

Metodologia de avaliação

?Projecto obrigatório dividido em 3 partes, com as duas primeiras partes valendo 15% da avaliação total, e a 3ª parte valendo 10%. O projecto tem componentes obtidas laboratorialmente. ?Exame, com valia de 60% da valorização total, e classificação mínima exigida de 9 valores. Os alunos podem ir livremente às duas datas de exame, valendo a melhor das classificações.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre