Funcionamento da unidade curricular

12 setembro 2019, 17:45 Duarte Pedro Mata de Oliveira Valério

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Caros alunos:

Bem-vindos à unidade curricular de Sinais e Sistemas Mecatrónicos, no 1º semestre de 2019/2020. Este anúncio aborda os seguintes assuntos:

1. Estudo autónomo; 2. Língua; 3. Regras de avaliação; 4. Materiais para as aulas; 5. Horário completo; 6. Começo das aulas; 7. Funcionamento das aulas de problemas; 8. Funcionamento das aulas de laboratório

1. Estudo autónomo

A unidade curricular corresponde a 6 ECTS. Logo, espera-se que cada aluno dispenda 168 horas durante o semestre com a unidade curricular. Como haverá 42 horas de aulas teóricas, 14 horas de aulas de problemas, e 7 horas de aulas de laboratório, espera-se que um aluno que assista a todas as aulas dispenda ainda cerca de 105 horas a estudar. Como há 20 semanas desde o início do semestre até às recuperações dos testes, isto corresponde a mais de 5 horas por semana a estudar a teoria, a resolver problemas, e a preparar o trabalho laboratorial.

2. Língua

As aulas terão lugar em português, de acordo com as regras do IST em vigor para as unidades curriculares do primeiro ciclo. Pede-se aos alunos que não são proficientes em português que contactem o Prof. Duarte Valério para discutir a sua situação.

3. Regras de avaliação

Avaliação por 2 testes (70%) e trabalho laboratorial (30%). Nota mínima de 9,5 em cada uma das duas componentes. Na data de recurso, os alunos podem repetir o primeiro teste, repetir o segundo teste, repetir ambos, ou apresentarem-se pela primeira vez a qualquer um dos dois testes. Não há nota mínima para cada um dos testes. As notas de laboratório obtidas em 2018/2019, e só essas, permanecem válidas este ano, mas os alunos podem repetir a avaliação laboratorial se quiserem.

Cada teste tem a duração de 90 minutos. Cada aluno pode consultar no máximo seis páginas A4 (i.e. três folhas de papel, frente e verso) trazidas por si. Não será fornecido nenhum formulário. Não se podem usar calculadoras programáveis (em caso de necessidade, o corpo docente fará reset à memória das calculadoras dos alunos). Em caso absolutamente algum se poderão usar calculadoras gráficas.

Como bónus pela comparência e participação nas aulas de problemas, os alunos que o quiserem podem inscrever-se para serem chamados a resolver, nessas aulas, exercícios selecionados aleatoriamente de entre as séries de exercícios publicadas para cada aula, servindo isto de alternativa adicional a um (e só um) dos testes. A nota alternativa à do primeiro teste resulta de resolver três problemas nas semanas 2 a 7. A nota alternativa à do segundo teste resulta de resolver três problemas nas semanas 8 a 13.

Se ambas as componentes de avaliação tiverem nota superior ou igual a 9,5 valores, a nota final no intervalo [0, 20] é dada, para os alunos inscritos nas aulas de problemas das semanas 2 a 7, por

0,7 ( max{T1, RT1, AP1} + max{T2, RT2} ) + 0,3 (L1 + L2 + L3 + L4)

ou, para os alunos inscritos nas aulas de problemas das semanas 8 a 13, por

0,7 ( max{T1, RT1} + max{T2, RT2, AP2} ) + 0,3 (L1 + L2 + L3 + L4)

em que:

T1 = nota do 1º teste em [0, 10]

RT1 = nota da repescagem do 1º teste em [0, 10]

AP1 = nota obtida nas aulas de problemas das semanas 2 a 7 em [0, 10]

T2 = nota do 2º teste em [0, 10]

RT2 = nota da repescagem do 2º teste em [0, 10]

AP2 = nota obtida nas aulas de problemas das semanas 8 a 13 em [0, 10]

L1 = nota do laboratório 1 em [0, 4]

L2 = nota do laboratório 2 em [0, 4]

L3 = nota do laboratório 3 em [0, 4]

L4 = nota do laboratório 4 em [0, 8]

Haverá uma prova oral para confirmar a nota de cada aluno:

  • classificado acima de 17 valores (a nota final será de 17 valores em caso de falta de comparência à prova oral);
  • cuja classificação suscite dúvidas ao corpo docente.

Em época especial, os alunos podem ser avaliados no primeiro teste, no segundo teste, e/ou nos laboratórios. A nota será dada por uma das seguintes expressões:

0,7 ( max{T1, RT1, AP1, T1EE} + max{T2, RT2, T2EE} ) + 0,3 (L1 + L2 + L3 + L4)

0,7 ( max{T1, RT1, T1EE} + max{T2, RT2, AP2, T2EE} ) + 0,3 (L1 + L2 + L3 + L4)

onde T1EE e T2EE são as notas dos testes em época especial.

4. Materiais para as aulas

Nessa secção da página da unidade curricular, acham-se:

  • os capítulos das Notas de Apoio à unidade curricular, que irão sendo disponbilizados sempre antes da aula em que são lecionados;
  • os exercícios a resolver nas aulas de problemas, cuja lista será tornada pública pelo menos na segunda-feira da semana anterior a cada aula;
  • o Guia de Laboratório, e os ficheiros necessários para preparar as aulas;
  • algumas provas de anos anteriores.

5. Horário completo

Nessa secção da página da unidade curricular, estão indicados horários de dúvidas de cada docente, bem como as aulas lecionadas por cada um.

6. Começo das aulas

As aulas teóricas e as aulas de problemas começam na primeira semana de aulas.

As aulas de laboratório são quatro e têm lugar nos dias indicados quer no horário disponível no Fenix, quer no Guia de Laboratório.

7. Funcionamento das aulas de problemas

Cada aluno pode assistir às aulas que entender. Os alunos que quiserem ser avaliados têm de se inscrever numa turma. A inscrição e a avaliação são individuais: cada turma tem um só grupo, com um máximo de 7 alunos.

Em cada turma poderão ser avaliados 28 alunos:

  • 7 alunos serão chamados nas semanas 2, 4 e 6
  • 7 alunos serão chamados nas semanas 3, 5 e 7
  • 7 alunos serão chamados nas semanas 8, 10 e 12
  • 7 alunos serão chamados nas semanas 9, 11 e 13

As inscrições abrem no Fenix no primeiro dia de aulas. Os alunos que se quiserem inscrever nas semanas 2 a 7 podem fazê-lo até 20 de setembro. Os alunos que se quiserem inscrever nas semanas 8 a 13 podem fazê-lo até 31 de outubro.

A avaliação nas aulas de problemas processa-se do seguinte modo:

  • Os alunos devem preparar as aulas de problemas resolvendo os exercícios propostos.
  • Antes do início da aula, devem enviar a resolução por mail ao docente respetivo. O assunto do mail deve ser: < número de aluno> < nome do aluno > resolução da aula 2019/< mês >/< dia >, < hora >.
  • A resolução pode ser feita à mão e digitalizada ou fotografada, desde que seja legível. Aceitam-se os formatos pdf, jpeg, png. Sugere-se fortemente que não se exceda uma página por exercício (o que aliás seria inútil, dado o grau de dificuldade envolvido).
  • A resolução pode ser feita sem ser à mão, por exemplo num ficheiro PowerPoint ou Word, mas isso não corresponde a qualquer alteração à nota.
  • Cada aluno será chamado a expor a resolução de um problema de entre os propostos. Por problema entende-se uma alínea ou mais de um exercício, ou mesmo dois exercícios, consoante o grau de dificuldade envolvido. Qual o problema que cabe a cada aluno será anunciado pelo professor.
  • O professor projetará o documento enviado pelo aluno, na página correspondente ao problema que lhe coube; o aluno dispõe, no máximo, de 5 minutos para expor a sua resolução, com base no documento, e eventualmente escrevendo no quadro.
  • O professor pode interrogar o aluno e, se for o caso, corrigi-lo.
  • A nota é atribuída pela exposição feita e pelas respostas dadas, não pelo documento enviado. Este não será corrigido (nomeadamente, os outros exercícios que não couberam ao aluno não serão verificados). Tem de ser enviado antes apenas para servir de apoio à exposição e garantir que o problema foi preparado previamente.
  • Em virtude disto, um aluno que apresente uma resolução correta, mas for de todo incapaz de a explicar ou de responder a quaisquer perguntas sobre ela, terá uma nota de zero nesse problema.
  • Um aluno pode enviar por mail uma resolução que cubra apenas alguns dos exercícios propostos, mas, se lhe couber em sorte um dos que não resolveu, terá uma nota de zero. Se o problema que lhe couber for um dos que resolveu, a nota será a que lhe competir.
  • Um aluno que não envie antes do começo da aula a resolução que preparou terá também uma nota de zero.
  • O mesmo sucede a um aluno que não compareça na aula a que se inscreveu. Visto que esta avaliação é um bónus que serve de alternativa adicional a um dos testes, não há possibilidade de trocas de turnos nem de recuperação de notas perdidas.
  • A nota de cada problema será atribuída entre 0 e 1. A nota AP1 ou AP2 será a média das três notas dos três problemas, multiplicada por 10.

Se numa aula não forem resolvidos sete problemas pelos alunos avaliados, o tempo que sobrar será dedicado ao esclarecimento de dúvidas ou à resolução dos restantes problemas da série dessa semana.

8. Funcionamento das aulas de laboratório

O funcionamento das aulas de laboratório acha-se descrito na Introdução do Guia de Laboratório, que se reproduz a seguir:

There are four laboratory classes, as follows: [ veja a Tabela com as datas das aulas no próprio Guia de Laboratório ]

Classes take place in the Control, Automation and Robotics Laboratory, Mechanical Engineering III building, basement floor 1.

The work will be developed in groups of 3 students. (Groups with 2 students will be allowed only if strictly necessary.) Each group must enrol in one of the 11 shifts available (numbered from 3 to 13). Enrolment takes place from 2019/9/23 to 2019/10/4, using Fenix.

Classes must be prepared in advance, according to what is found in each chapter, in sections entitled “Homework before class”. Groups that show up in class without preparing this homework will not be allowed to carry out the experiments, and will receive a 0 mark in that class.

At the end of each class, each group delivers a report, filled in with the results obtained and relevant comments thereon. These reports can be found in this guide and must be printed out to be filled in during class. The last class also requires uploading some files with results using Fenix. Reports will not be accepted once the class is over.

Marks will consider the homework prepared, performance during classes, and results obtained. This applies to each group member separately; all are expected to participate actively in experiments. Punctuality is required when attending classes. The penalty for arriving late (i.e. more than 10 minutes after the beginning of the class) is a deduction of 0.5 to the mark of that class. A final laboratory mark of 9.5 or higher is required for approval in the course, and accounts for 30% of each student’s final mark in the course.

It is possible to attend a different shift occasionally, but only subject to the instructor’s authorisation.

Notice that this laboratory guide includes several links to websites where you can further explore the subjects addressed. (Use a PDF viewer that highlights links to see them.)