Últimos anúncios

Soluções das séries de problemas

8 Outubro 2019, 14:44 Duarte Pedro Mata de Oliveira Valério

Estão disponíveis soluções dos exercícios das séries de problemas das semanas 1 e 2. As soluções das semanas subsequentes serão disponibilizadas progressivamente.

Cabe aqui uma explicação adicional. Nas aulas teóricas tenho ilustrado a matéria exposta tão abundantemente quanto me tem sido possível com exemplos e exercícios. Nas aulas de problemas, como é do conhecimento geral, espera-se que os alunos preparem problemas de aplicação e tirem na aula as dúvidas que tiverem. Também é do conhecimento geral que são sistematicamente poucos os alunos (em todas as unidades curriculares) que preparam os exercícios, havendo infelizmente uma atitude generalizada de passividade, em que se assiste à aula de problemas para tentar ver um docente a resolver exercícios no quadro, demasiadas vezes até sem se dominar previamente a matéria a ser aplicada, e sempre com prejuízo para a qualidade do ensino ministrado. É com o desejo de tentar que aumente o número de alunos que acompanham a matéria ao longo do semestre que é oferecida a possibilidade de a preparação dos exercícios resultar numa nota alternativa a um dos testes, a quem esteja nisso interessado (e sem eliminar qualquer possibilidade de avaliação por testes).

É pelo mesmo motivo que eu havia resolvido não publicar soluções das séries de problemas: além dos exercícios das aulas teóricas, há na página da unidade curricular muitíssimos exercícios resolvidos em testes de anos anteriores, e temo que a publicação de soluções seja mais um estorvo que um incentivo ao acompanhamento da matéria. Contudo, tem havido aulas de problemas, em que são muitos os alunos a apresentar o trabalho que prepararam, que têm decorrido de modo menos propício ao acompanhamento da matéria por parte dos restantes colegas. É com o objetivo de mitigar os inconvenientes dessa situação que as resoluções passam a ser tornadas públicas.

Aulas de laboratório; aulas de dúvidas da próxima semana

8 Outubro 2019, 14:32

Gralha no enunciado de dois exercícios

7 Outubro 2019, 10:42