Publicados dois novos guiões laboratoriais de apoio ao projeto

24 outubro 2020, 22:10 João Pedro Faria Mendonça Barreto

Os guiões laboratoriais para as duas próximas semanas de aulas laboratoriais encontram-se disponíveis na secção "Laboratórios".

Ambos os guiões estão pensados para dar um apoio introdutório à matéria que será exercitada nos requisitos 2 e 4 do projeto (respetivamente).
Recomendamos que os alunos realizem estes guiões antes de abordarem cada um desses requisitos no projeto.

Mooc de Sistemas Operativos

21 outubro 2020, 15:20 José Manuel da Costa Alves Marques

A equipa docente de Sistemas Operativos tem o ambicioso objectivo de criar um Mooc de suporte à disciplina. A criação de um Mooc com todas as características de um curso online levará provavelmente algum tempo a ser atingida

Para já, o que está a ser produzido, são conteúdos da matéria teórica em vídeo e alguns suportes adicionais que podem funcionar como auxiliares para estudar a matéria de SO

Gostaríamos que vocês fossem a primeira geração a ajudar a construir este projecto, pelo que vos convidamos a participar no curso vendo os conteúdos e claro comentando ou  colocando dúvidas no fórum associado ao curso

Para acederem aos conteúdos têm de se registar na plataforma de Moocs do Técnico

Devem fazê-lo com o endereço de email em que recebem o convite que é o que vocês registaram no Fenix .

O url de entrada para os cursos

url do curso

Desde já obrigado

Novidades na secção "Teóricas"

21 outubro 2020, 14:31 João Pedro Faria Mendonça Barreto

A secção "Teóricas" deste site foi completada com:

- Testes e exames teóricos (incluindo resoluções) de anos anteriores
- Listagem de todas as secções do livro principal cobertas pelas aulas lecionadas até ao momento

Além destes elementos, relembro que é nesta secção que disponibilizamos os materiais (slides, exemplos de código, etc.) usados nas aulas teóricas.

Enunciado do 2º exercício do projeto

17 outubro 2020, 22:04 Paolo Romano

Na secção "Laboratórios", foi publicado o enunciado do 2º exercício do projeto.

Sete pontos a terem em conta antes de submeterem o projeto

13 outubro 2020, 16:24 João Pedro Faria Mendonça Barreto

Agora que entramos na reta final do 1º exercício, é oportuno frisar alguns pontos importantes:

1) A submissão é através do fenix e fecha às 12:00 (meio-dia) de sábado (17/out).
O fenix permite submter múltiplas vezes (só a última submissão é que conta), logo é boa ideia submeter uma versão estável com muita antecedência. Depois dessa, novas versões podem sempre ser re-submetidas mais em cima do prazo.

2) Devem submeter um arquivo zip com todo o código fonte (ficheiros .c e .h, incluindo pasta fs) e a Makefile.

3) O local para colocar dúvidas sobre o projeto é o piazza (piazza.com/tecnico.ulisboa.pt/fall2020/so202021/home).
Recomendamos que consultem regularmente o piazza, pois a resposta a algumas perguntas colocadas por outros colegas podem ser úteis ao vosso grupo também. Em especial, as perguntas assinaladas com "An instructor thinks this is a good question" são especialmente importantes para todos.

4) Sugerimos fortemente que, antes de submeterem, compilem e testem o vosso projeto no cluster sigma (https://suporte.dsi.tecnico.ulisboa.pt/manual-do-utilizador/acesso-ao-cluster-sigma).
Essa será a plataforma que os docentes utilizarão para testar os projetos submetidos.

5) Na vossa solução, chamamos a atenção para dois aspetos aos quais estaremos atentos na avaliação:

a) Assegurem-se que todas as secções críticas existentes no código são devidamente sincronizadas.

b) Assegurem-se que, sempre que o código faz uma chamada de função, o retorno da função é testado e, no caso de retorno de erro, este é tratado de forma apropriada.

6) Os projetos submetidos serão analisados por uma ferramenta de deteção de cópia.

7) Situações em que um dos elementos do grupo, por alguma razão, acaba por não dar uma contribuição aceitável ao projeto do grupo devem ser reportados ao corpo docente o mais cedo possível. Notamos que essas situações, se não reportadas, frequentemente penalizam ambos os alunos do grupo. Relembramos que, na fase final de avaliação individual (teste prático e discussão), avaliaremos se cada aluno contribuiu e entende, de facto, o projeto que o grupo submeteu.