Links para participação online nas aulas

18 setembro 2020, 22:38 João Pedro Faria Mendonça Barreto

Foi publicada a secção "Aulas online (links)", que apresenta os links para participação online nas diferentes aulas (teóricas e laboratoriais).

Relembramos que, excepcionalmente na 1ª semana de aulas, as aulas laboratoriais serão inteiramente feitas à distância (ou seja, não haverá docente na sala física). Nas semanas seguintes, inciar-se-á o regime misto (presencial + online).

Laboratório (21 a 25 Setembro)

18 setembro 2020, 17:20 Renato Jorge Caleira Nunes

Na semana 21 a 25 de Setembro de 2020, as aulas de laboratório irão decorrer nos vários turnos, remotamente, por Zoom (links serão divulgados aqui na pág. de SO).

Nessa aula serão formados os vários grupos e resolvidos problemas de inscrições e eventuais mudanças de turno.
Será também realizado o Guião 1, que está disponível na secção "Laboratórios", cuja leitura se aconselha desde já.

Funcionamento das aulas

17 setembro 2020, 08:08 João Pedro Faria Mendonça Barreto

Num semestre tão excepcional, o corpo docente de SO tem acompanhado atentamente as directivas que o Conselho de Gestão do IST tem emitido (e atualizado) quanto ao funcionamento das aula. Estas podem ser consultadas aqui:

Ao mesmo tempo, estamos cientes das restrições que o contexto atual coloca sobre os alunos. Por isso, é nosso objetivo dar aos alunos a maior flexibilidade possível, desde que dentro dos limites impostos pelas directivas acima.

Assim sendo, vimos esclarecer que:

1. As aulas teóricas de SO funcionarão à distância.

1. As aulas laboratoriais de SO:

• Serão essencialmente de apoio à resolução do projeto de SO e de guiões de apoio à matéria que serão publicados antes de cada aula. Ou seja, não haverá matéria nova exclusivamente exposta durante a aula.

• Funcionarão em regime misto, sendo oferecidas em simultâneo a alunos que participem presencialmente ou à distância.

• A participação à distância durante as semanas de aulas de apoio ao projeto será sempre permitida a qualquer aluno inscrito no turno [1] em causa, independentemente do seu tipo (A ou B).

• A participação presencial será restringida aos alunos de tipo (A ou B) associado a cada semana.

• Os grupos de projeto (de 2 alunos) podem ser formados exclusivamente entre alunos inscritos no mesmo turno.

• Dentro do seu turno, permitiremos que qualquer par de alunos forme grupo (independentemente do tipo dos alunos [2]), sendo que:

• Grupos formados por aluno A e aluno B: podem ter um membro presencialmente em todas as semanas (alternadamente entre os 2 alunos, consoante o seu tipo). O outro membro poderá, claro, participar à distância quando não for a semana do seu tipo.

• Grupos formados por dois alunos A ou dois alunos B: apenas poderão ter presença (de um membro) na aula laboratorial de 2 em 2 semanas. Nas restantes semanas, estes grupos só podem participar à distância (ambos os membros). Portanto esta opção, embora permitida, não é recomendada e será dada a prioridade a grupos formados por aluno A e aluno B.

• Apesar da flexibilidade indicada no ponto anterior, a lotação máxima dos turnos (definida no fenix) continuará limitada a 10 alunos de tipo A + 10 alunos B por turno. Esta medida serve para privilegiar a formação de grupos A+B.

1. Tanto as aulas teóricas como laboratoriais iniciam-se na próxima semana. Excepcionalmente nessa semana, as aulas laboratoriais serão inteiramente feitas à distância.

Relembramos que é na primeira aula laboratorial que serão formados os grupos (em cada turno). Recomenda-se portanto fortemente a participação nesta semana de forma a acelerar a resolução de qualquer problema relacionado com a formação de grupos

Os links para as sessões online em que cada aula decorrerá serão publicados até ao fim desta semana.

[1] Por turno, entende-se o turno laboratorial que acontece num dado dia da semana, a uma dada hora e sala (incluindo ambos “sub-turnos” A e B).

[2] Decidimos rever a decisão comunicada no anúncio publicado no dia 6 de Setembro de forma a aumentar a flexibilidade da formação dos grupos.

Inscrição nos laboratórios

6 setembro 2020, 23:10 João Pedro Faria Mendonça Barreto

A componente laboratorial de SO realiza-se em grupos de 2 alunos.

Os grupos de laboratório constituem-se em 2 fases: 1) Aquando da inscrição na cadeira de SO através do fenix, cada aluno escolhe o turno de laboratório que pretende frequentar.
2) Durante a primeira semana de aulas, em cada aula de laboratório serão formados grupos de 2 alunos. Cada grupo será exclusivamente composto por um aluno inscrito no sub-turno A (semanas letivas ímpares) e outro aluno no sub-turno B (semanas letivas pares) relativos ao horário de laboratório (dia, hora, sala).

Alunos que realizaram projeto no ano passado (2019/20): caso tenha sido positiva (>=10,0), podem aproveitar a nota do projeto desse ano para o corrente ano; esses alunos não devem inscrever-se nos turnos de laboratório.