Versão retificada do enunciado geral do projeto

29 Setembro 2020, 21:32 João Pedro Faria Mendonça Barreto

Foi publicada uma versão retificada do enunciado geral (melhora a resolução da Fig.2 e substitui a obrigatoriedade de compilação nos computadores do laboratório por recomendação de uso do cluster sigma).

Laboratórios em regime misto e plataforma Discord

27 Setembro 2020, 14:20 João Pedro Faria Mendonça Barreto

A partir da próxima semana, os laboratórios funcionarão em regime misto. Durante este regime, as aulas laboratoriais serão suportadas pela plataforma Discord.

Cada docente dos laboratórios tem o seu servidor de apoio onde irá dar as suas aulas.  O docente estará disponível no seu Discord durante as horas dos seus laboratórios.

O link para o servidor de cada docente está disponível na secção "Aulas online (links)"

Dentro do servidor do docente, existirá um canal para cada turno, onde serão dadas as aulas. Existirá também um canal para cada grupo.

Pedimos que sigam os próximos passos o quanto antes (idealmente antes da próxima aula laboratorial):

1. Em primeiro lugar devem criar uma conta no Discord.
  2. É recomendado que se instale a aplicação no computador de trabalho: https://discordapp.com/
  3. Finalmente, devem entrar no Discord, entrar no servidor com o endereço do vosso turno, e depois apresentarem-se da seguinte forma no canal #apresentações:
  • Deixar uma mensagem no canal #apresentações com "Nº Aluno - Primeiro e Último Nome - Grupo", onde no grupo devem indicar o campus: (A - Alameda, T - Tagus). Por exemplo, "12345 - Rui Ribeiro - A01".
  • Mudar o nickname no servidor para "Nº Aluno - Primeiro e Último Nome", por exemplo: "12345 - Rui Ribeiro"
  • Estes passos são MUITO IMPORTANTES, porque depois serão colocados nos canais adequados, por turnos e por grupos.

Fora das horas das aulas e dos horários de dúvidas, devem colocar as vossas questões no Piazza: piazza.com/tecnico.ulisboa.pt/fall2020/so202021

Em caso de dificuldade, não hesitem em contactar-nos para o email da cadeira.

Enunciado geral do projeto e 2º guião laboratorial

26 Setembro 2020, 18:25 João Pedro Faria Mendonça Barreto

O enunciado geral do projeto e o 2º guião laboratorial foram publicados na secção "Laboratórios".

Fórum Piazza para esclarecimento de dúvidas (projeto e teóricas)

23 Setembro 2020, 15:48 João Pedro Faria Mendonça Barreto

Em Sistemas Operativos usaremos a plataforma Piazza para o esclarecimento de dúvidas relacionadas com o projeto e as provas teóricas.  Todos devem colocar as suas dúvidas no fórum, além de consultar (e mesmo participar) as discussões que acontecerão no fórum, pois aí poderão antecipar dúvidas e aprender um pouco mais.

Todos os alunos devem inscrever-se assim que possível no fórum de SO através deste URL: piazza.com/tecnico.ulisboa.pt/fall2020/so202021

Nota: caso o aluno já tenha conta no piazza e encontre dificuldades a aceder ao fórum ("class") de SO, basta fazer "log out" da sessão já iniciada no Piazza antes abrir o link acima.

Autenticação no zoom para participação em aulas

22 Setembro 2020, 22:03 Paolo Romano

A participação por zoom nas aulas teóricas pode obrigar a autenticação prévia.

Para se autenticarem, os alunos devem:
  • abrir a aplicação zoom
  • escolher "sign in with SSO"
  • indicares "videoconf-colibri" como company domain
  • de seguida, autenticarem-se usando as credenciais do IST

Recomendo que testem os passos acima com alguma antecedência, para evitar contratempos que ponham em risco o acesso à aula.