Informação adicional relacionada com a avaliação

Funcionamento da cadeira em dois trimestres
Embora as aulas de Programação funcionem trimestralmente, a cadeira é, de facto, semestral. Assim sendo, os alunos poderão apenas efectuar um dos Exames de Época Normal, e se tiverem de fazer o Projecto terão de o fazer no mesmo trimestre em que façam a Época Normal. Para os alunos em primeira inscrição isto implica que só podem frequentar o trimestre em que foram inscritos pelo GOP; para os restantes implica que têm de escolher um dos trimestres.

Calendarização das provas de avaliação
As datas dos exames estão (ou serão, em devido tempo) disponibilizadas no sistema Fénix. As datas das fichas estão indicadas no documento PDF disponibilizado para as aulas práticas. O projecto decorrerá na últimas quatro semanas do período de aulas, ou nas quatro semanas anteriores à data de exame, nos casos em que isto se aplica.

Material de cálculo, consulta e recursos permitidos nas provas escritas
Todas as provas escritas são sem consulta. Os alunos não podem usar calculadoras ou telemóveis, seja para o que for. Não podem, por exemplo, usar o telemóvel para ver as horas. As questões serão respondidas nas folhas do enunciado, onde haverá espaço para o efeito. Não podem, portanto, levar papel; apenas material de escrita.

As fichas, que são aqui consideradas provas escritas, são realizadas exclusivamente em computador. Há, portanto, que fazer as adaptações óbvias ao que ficou dito antes. Têm ainda uma restrição adicional: os alunos apenas podem comunicar com o exterior usando o navegador de internet para o envio da sua prova (em princípio, através do sistema Fénix).

Plataformas utilizadas para avaliação ou para a experiência letiva
Não serão usadas plataformas específicas para avaliação ou para a experiência letiva. No entanto, o sistema Fénix será usado frequentemente, e, em particular, será através dele que os alunos entregarão as fichas e o projecto.

Provas escritas online
Prevê-se aqui a possibilidade de, numa qualquer situação excepcional (à semelhança do que aconteceu recentemente com o confinamento generalizado devido à pandemia da Covid-19), a escola decidir realizar as provas escritas online.

Assim, se as avaliações escritas forem online, serão realizadas provas orais (por videoconferência, se não puder ser presencialmente) para confirmação de nota nos seguintes casos: (i) todos os alunos com nota superior a 14 valores; (ii) alguns alunos escolhidos por amostragem; (iii) alunos em cuja prova haja dúvidas se a mesma foi realizada de acordo com o código de honra. Nestes casos, a nota final é dada pela prova oral, tendo em conta o resultado obtido na prova escrita.