Métodos de Avaliação

Fi = Nota na Ficha i, i = 1,3
E = Nota no Exame

Época normal

A avaliação consiste num projecto (35%), três fichas de avaliação (3 x 5%), e um exame final escrito (50%). O exame tem a nota mínima de 9,5 valores. O projecto tem a nota mínima de 8,0 valores.

NF = 0,35 P + 0,05 (F1 + F2 + F3) + 0,50 E

Época de recurso

Na época de recurso a nota final será calculada de duas formas diferentes, sendo depois escolhida a melhor das duas notas. O primeiro cálculo é exactamente igual ao da época normal. O segundo é semelhante, mas as fichas desaparecem da avaliação e o peso do exame passa a valer 65%.

NF = max(NF1, NF2)
onde
NF1 = 0,35 P + 0,05 (F1 + F2 + F3) + 0,50 E
NF2 = 0,35 P + 0,65 E

Não havendo condições para que todos possam fazer um novo projecto, a menos de eventuais situações especiais que serão analisadas caso a caso, o projecto a considerar é o mesmo da época normal. Qualquer situação especial terá de ser apresentada ao responsável da cadeira até um mês antes da data do exame.

Época especial e Época extraordinária

A avaliação consiste num projecto (35%) e num exame final escrito (65%). O exame tem a nota mínima de 9,5 valores. O projecto tem a nota mínima de 8,0 valores.

NF = 0,35 P + 0,65 E

Em geral, os estudantes terão de fazer o projecto nas semanas anteriores ao exame, devendo, para o efeito, contactar o responsável da cadeira até um mês antes da data do exame. No entanto, os estudantes que tenham feito o projecto no ano lectivo em causa poderão -- se o preferirem -- ficar com a nota desse projecto.

Trabalhadores estudantes

Em princípio, a avaliação para trabalhadores estudantes segue o método geral. Há, contudo, disponibilidade para no início do semestre se analisar, caso a caso, a possibilidade de aplicar um método ajustado a cada situação particular. Naturalmente, para que isto aconteça, os estudantes em causa deverão contactar o responsável da cadeira em tempo útil.

Estudantes em reinscrição

Regras para as fichas de avaliação contínua
Os estudantes com mais de uma inscrição podem abdicar da realização das fichas de avaliação contínua. Se o fizerem, o peso do exame para a nota final passará a ser de 65%. Ser-lhes-à ainda dada a oportunidade de, desde que tenham efectuado apenas uma ficha, poderem desistir desta componente de avaliação. Note-se que para a realização das fichas é necessária a inscrição prévia num turno de aulas de problemas no Fénix.
Regras para o projecto
Os estudantes com mais de uma inscrição que no ano lectivo anterior tenham realizado o projecto com classificação positiva e sido avaliados em pelo menos um exame, podem abdicar da realização do projecto. Se for essa a sua opção, ficarão automaticamente com a classificação de 10 valores nesta componente de avaliação.

Veja aqui os estudantes que podem aproveitar o projecto do ano lectivo anterior.