Programa MATLAB

Os alunos vão precisar de usar intensivamente o programa MATLAB. Este programa está disponível em todos os computadores (PC/Windows) instalados no Laboratório de Tecnologias de Informação - LTI DECivil (http://ltidecivil.tecnico.ulisboa.pt/).

Recomenda-se a todos os alunos que instalem o programa MATLAB nos seus computadores pessoais. O IST possui uma licença que permite tal instalação (https://si.tecnico.ulisboa.pt/software/matlab/). (Algumas informações úteis para a instalação de software disponível no IST podem ser encontradas em https://suporte.dsi.tecnico.ulisboa.pt/.)

Faz-se notar que, para se poder instalar o MATLAB fora dos campi do IST é necessário criar previamente uma Virtual Private Network (VPN). A informação necessária para o efeito é dada pelos serviços de informática em http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/servicos/redes-e-conetividade/vpn/.

A Direcção de Serviços de Informática (http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/contactos/) dispõe de um Núcleo de Suporte ao Utilizador (NSU) que poderá esclarecer eventuais dúvidas na instalação do MATLAB.

Nota:
  • O corpo decente agradece todos os conselhos que os alunos nos queiram fazer chegar no sentido de melhorar as indicações anteriores.


Programa OCTAVE

Durante os períodos de aulas, nos dias úteis das 8:00 às 18:00, a utilização do MATLAB através de ligações fora do IST está bloqueada. Atendendo a esta, e a outras possíveis situações de dificuldade na utilização do MATLAB, por exemplo criadas pelo facto de a licença do IST apenas permitir um número limitado de utilizadores em simultâneo, recomenda-se a instalação e familiarização com o OCTAVE (um programa gratuito similar ao MATLAB). Pode instalar o OCTAVE a partir da seguinte ligação:

https://www.gnu.org/software/octave/download.

Para que a interface gráfica funcione, terá de instalar também o Java Runtime Environment, que pode descarregar aqui:

https://www.java.com/en/download/.

Notas:
  • Na esmagadora maioria das situações, a compatibilidade do OCTAVE com o MATLAB é total. Nas situações em que não é, regra geral, as adaptações a fazer serão mínimas.
  • Os alunos terão o apoio do corpo docente para ultrapassarem eventuais dificuldades que possam surgir na utilização deste programa.