Matéria para os exames

Matéria no livro adoptado

Os capítulos 1 a 10 (inclusive), e o capítulo 12, estão incluídos integralmente na matéria para os exames. No entanto, alguns tópicos apresentados nestes capítulos serão considerados apenas no plano teórico. É o caso dos arrays tridimensionais (Secção 2.1.6) e da leitura e escrita a partir de ficheiros Excel (Secção 9.2).

Eventuais dúvidas sobre a inclusão ou não de alguma parte do livro na matéria para os exames poderão ser esclarecidas junto do corpo docente.

Matéria fora do livro adoptado

Para além da matéria atrás indicada, é ainda incluída a toda a restante matéria apresentada nos diapositivos disponibilizados no separador "Aulas teóricas". Em especial, mas não só, a que consta nos diapositivos: Apresentação, Classes e objectos, Dados estruturados dinâmicos, e C++.

Funções pré-definidas mais importantes

Os exames pressupõem que os alunos são conhecedores da utilização básica de algumas funções pré-definidas no MATLAB. Em particular, espera-se que os alunos saibam utilizar bem as seguintes funções:

intmin, intmax, realmin, realmax
linspace
rem, abs, sqrt, sin, cos
fix, floor, ceil, round
max, min, mean, std, sum
rand, randi
sort
find, any, all, isequal
input, disp, fprintf
fopen, fclose, feof, fgetl
strtok, str2num, num2str, sprintf, strcmp, strfind, strrep
length, size
zeros, ones
plot, bar
save, load
cell, struct

Nota: Esta lista de funções poderá ser actualizada até à época de exames.