Sumários

Teste de Ajustamento

20 maio 2008, 14:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Definição e construção de testes de ajustamento do qui-quadrado de Pearson: hipótese H 0 não-paramétrica; distribuição dos n elementos da amostra obtida por k<n classes; estatística do teste e sua distribuição qui-quadrado para grandes amostras; exemplos de aplicação no caso de população discreta e de população contínua.

Nota: Na parte final da aula (durante cerca de 25 minutos) foram apresentados dois problemas, que foram resolvidos por muitos dos alunos com base na teoria dada na mesma aula. Para facilitar a aprendizagem individual de todos os alunos presentes, no final da aula foram entregues a cada aluno soluções completas escritas dos problemas propostos e respectivas classificações parcelares.

Teste de Ajustamento

20 maio 2008, 13:00 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

11ª Aula Prática

19 maio 2008, 16:00 Delfina Rosa Moura Barbosa