Sumários

13ª Aula Prática

2 junho 2008, 16:00 Delfina Rosa Moura Barbosa

Exercícios: 8.17, 8.22, 8.23.

O mesmo da aula anterior

2 junho 2008, 14:30 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Foram introduzidos os conceitos de coeficiente de determinação e de resíduo. Foi mostrado atrav és de exemplos e g ficos como essa an álise pode fornecer também indicações para a escolha de um melhor modelo de regressão, quando tal for o caso. Foi feito notar que a extrapolação não é permitida em modelos de regressão. Um exemplo prático foi retirado do livro do Montgomery e entregue aos alunos para execução e discussã o. Tal exemplo focou as principais facetas do modelo de regressã o linear simples e sua análise, quando utilizada num problema da vida real, incluindo análise de residuos e seus ensinamentos.

NOTA enviada por email a todos os alunos desta turma-1 Dada a importância crescente das ciências, economia, e globalização (nas suas variadas facetas) torna-se cada vez mais premente que o estudante de qualquer área de engenharia seja encorajado a fazer leituras extra-curriculares e promover e participar em debates sobre estes temas. Nas boas universidades anglo-saxónicas há alguma tradição desta prática. No IST eu gostaria de ver, por exemplo, a AEIST a colaborar nesta tarefa de formação do cidadão (e do engenheiro em particular) pelo que deixo aqui o repto, na esperança que se venha a formar no futuro próximo um grupo de estudantes dentro da AEIST ou fora dela, que dinamize tais actividades extra-curriculares no IST. Mas enquanto tal não acontece envio a todos as seguintes sugestões de leitura fácil, disponibilizando-me para discussão posterior sobre os mesmos se assim o entenderem:
1. 'O Dedo de Galileu', autor Peter Atkins (professor de Química e membro do Lincol College da Universidade de Oxford), publicado em 2007 pela Gradiva . Este livro apresenta-nos uma reavaliação brilhante do conhecimento actual (focado nas principais dez ideais-evolução, ADN, energia, entropia, átomos, simetria, quanta, cosmologia, espaço-tempo, aritmética).
2. 'A Fraude Inocente' autor John Kenneth Galbraith (considerado o enfant terrible da economia norte-american foi um dos mais influentes economistas do século XX, professor em Harvard e Princeton, editor da revista Fortune, jornalista e diplomata), publicado em 2006 pela GESTÃOplus edições. Este livro foca o crescimento das grandes empresas e o futuro da democracia.
3. 'O Estranhamento do Mundo', autor Peter Sloterdjik (um filósofo que pretende elaborar um diagnóstico do seu tempo; para ele a globalização deu-se em 3 etapas: primeira pelos filósofos gregos, segunda pelas nossas Descobertas e terceira, contemporânea, em que o mundo se torna sincrónico e em que se anula, por meio dos novos "media"), publicado em 2008 por Relogio D'Agua.
4. Número especial do European Journal of Engineering Education, sobre 'Globalization and its Impact on Engineering Education and Research', Volume 31, Issue 3, June 2006. Este número especial consta de 9 artigos, em inglês, que focam aspectos diferentes da globalização sob a perspectiva da educação/formação em engenharia. Editores convidados deste número especial: M. F. Ramalhoto (IST) e A. Akay (Carnegie Mellon University).
5. 'Education's End. Why Our Colleges and Universities Have Given Up on the Meaning of Life', autor Anthony T. Kronman (professor na Universidade de Yale), publicado em 2007 por 'New Haven: Yale University Press'. O autor defende o regresso da grande "conversação" entre o passado e o presente nas melhores universidades euro-atlânticas, para melhor preparar o futuro dos indivíduos e da sociedade.

O mesmo da aula anterior

2 junho 2008, 13:00 Maria Fernanda Neto Ramalhoto

Cap. 8

30 maio 2008, 13:00 Conceição Amado

8.6, 8.15, 8.17

11ª Aula Prática

29 maio 2008, 16:00 Delfina Rosa Moura Barbosa

Exercícios: 7.4, 7.5, 7.9.