Sumários

Diversidade e actividade de procariotas (II).

18 maio 2010, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Divisão alfa (cont.) das proteobactérias (domínio Bacteria): género Agrobacterium e plasmídeo Ti. Bactérias nitrificantes. Género Rickettsia. Divisão beta das proteobactérias: bactérias oxidantes de enxofre e   papel na lixiviação de minérios. Bactérias do género Burlkhoderia.

(Ocorrência e características mais relevantes, impacto Clínico, em Saúde Pública e/ou no Ambiente, e aplicações biotecnológicas)

Microrganismos, qualidade da água e Saúde Pública.   Microrganismos patogénicos veiculados por águas contaminadas   e fontes principais de contaminação. Passos principais na purificação da água para consumo humano. Análise da qualidade microbiológica de águas - introdução ao trabalho laboratorial TP8.

14 maio 2010, 15:00 Leonilde Morais Moreira

Na primeira parte da aula procedeu-se à avaliação da susceptibilidade de bactérias Gram-negativas a diversos antibióticos da família dos beta-lactâmicos e fluoroquinolonas. Na segunda parte da aula procedeu-se à determinação de diversas actividades enzimáticas em bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.

Diversidade e actividade de procariotas (I)

14 maio 2010, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Divisão gama das proteobactérias (domínio Bacteria): géneros Pseudomonas, Legionella, Zoogloae e Vibrio. A família Enterobactereaceae.

Divisão alfa das proteobactérias: géneros Rhizobium e Sinorhizobium. Visualização de animação sobre o estabelecimento da infecção nas raízes de plantas, formação dos  nódulos radicalares e actividade fixadora azoto atmosférico dos bacteróides; processos envolvidos na simbiose. Papel das bactérias fixadoras de N 2  no cíclo biogeoquímico do azoto.

13 maio 2010, 15:00 Leonilde Morais Moreira

12 maio 2010, 15:00 Leonilde Morais Moreira