Sumários

TP1

5 março 2010, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

TP. 1 Preparação de meios de cultura sólidos e líquidos. Técnicas de assépsia e de esterilização. Inoculação de meios de cultura sólidos e líquidos. Técnicas de repicagem e de isolamento de microrganismos.

Técnicas básicas da Microbiologia.

5 março 2010, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Técnicas básicas da Microbiologia. Preparação de meios de cultura; tipos de meios de cultura e componentes principais; exemplos .   Esterilização e assépsia. Esterilização por calor seco ou calor húmido. Autoclave - condições de funcionamento e importância. Esterilização por filtração; exemplos de esterilização do ar por filtração; câmaras de fluxo laminar de segurança biológica. Isolamento de colónias; cultura pura.   Técnicas de repicagem e de isolamento de colónias. Conservação de células viáveis no laboratório e em colecções de culturas.

TP1.

4 março 2010, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

Marcos históricos da Microbiologia e impacto dos microrganismos.

2 março 2010, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Aspectos mais relevantes do impacto dos microrganismos no Ambiente e nas actividades humanas.    Microrganismos e doença; breves notas históricas e alguns exemplos. Actividades benéficas nos ambientes naturais. Exemplos de aplicação de microrganismos em Biotecnologia, Industria alimentar,   produção de Energia, despoluição do Ambiente e na Agricultura.

Apresentação e Introdução à Microbiologia.

26 fevereiro 2010, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Apresentação do funcionamento da  unidade curricular. Introdução à   Microbiologia:      o mundo microbiano; características principais da vida dos microrganismos celulares; objectivos da Microbiologia como ciência biológica básica e aplicada.

Distribuição dos alunos pelos turnos laboratoriais.