Sumários

Microbiologia Celular (II)

16 março 2010, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Estrutura e função na célula do tipo procariótico (conclusão). Acção da penicilina em bactérias. Membrana externa e lipopolissacárido (LPS) em bactérias Gram negativas. Parede celular em bactérias do domínio Archaea.   Corpos de inclusão orgânicos e inorgânicos, vesiculas gasosas, magnetossomas.   Estruturas exteriores à parede celular: cápsula e "slime layers";   fimbrias, pilli e flagelos; aspectos estruturais e funcionais. O endósporo bacteriano.


Microbiologia Celular (I)

12 março 2010, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Microscopia (conclusão): Microscopia de fluorescência, imunofluorescência; exemplos de aplicação.   Breve referência ao microscópio confocal de laser. Microscópio electrónico de transmissão e electrónico de varrimento; características e aplicações principais.

Microbiologia celular (I). A árvore da vida microbiana. Microrganismos procariotas e eucariotas e distribuição pelos 3 domínios filogenéticos: Bacteria, Archaea e Eucarya, alguns exemplos.   Exemplos de procariotas famosos. Estrutura e função na célula do tipo procariótico; componentes principais da célula procariótica e função. A parede de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas: composição, estrutura e função. Peptidoglicano. Parede celular e protecção osmótica.   Acção da lisozima em bactérias. Procedimento da coloração de Gram.




TP.1

10 março 2010, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

TP. 1 Preparação de meios de cultura sólidos e líquidos. Técnicas de assépsia e de esterilização. Inoculação de meios de cultura sólidos e líquidos. Técnicas de repicagem e de isolamento de microrganismos.


Isolamento de colónias e quantificação de populações microbianas. Microscopia.

9 março 2010, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

I. Isolamento de colónias e quantificação de populações microbianas. Técnica das diluições sucessivas e espalhamento, no isolamento e enumeração de microrganismos. Culturas de enriquecimento.   Limitações - casos de células viáveis mas não cultiváveis nos meios de cultura laboratoriais conhecidos.

II. Microscopia. Funcionamento do microscópio óptico composto. Ampliação e poder de resolução.   Microscópio de campo claro, de campo escuro, de contraste de fase e de contraste de fase de interferência diferencial; exemplos e comparação. Técnicas de coloração: passos principais e aplicações.


TP. 1

8 março 2010, 16:00 Cristina Anjinho Viegas

TP. 1 Preparação de meios de cultura sólidos e líquidos. Técnicas de assépsia e de esterilização. Inoculação de meios de cultura sólidos e líquidos. Técnicas de repicagem e de isolamento de microrganismos.