Sumários

TP.2

9 abril 2010, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

TP. 2  O s alunos praticaram procedimento para o isolamento, enumeração  e  observação das características morfológicas de colónias de bactérias e fungos miceliais, a partir de amostras ambientais (p.ex. solo, folhas de plantas, etc.). Este trabalho permite praticar a técnica das diluições sucessivas para isolamento de colónias de microrganismos e estimar a concentração de Unidades Formadoras de Colónia (UFC) numa amostra. Durante a aula foram fornecidos resultados experimentais hipotéticos para os alunos praticarem o raciocínio e tratamento de resultados necessários.

Diversidade metabólica e ecologia microbiana (II)

9 abril 2010, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Diversidade entre os microrganismos fototróficos; fotossíntese oxigénica e anoxigénica; microalgas, cianobactérias e bactérias purpura e verde; diversidade nos pigmentos fotossintéticos   e relevância ecológica.   Isolamento de microrganismos a partir do ambiente natural: discussão sobre a composição de meios de cultura e as condições ambientais a usar em culturas de enriquecimento para isolamento de bactérias nitrificantes e de bactérias desnitrificantes.

Papel vital dos microrganismos nos ambientes naturais: produção primária, e mineralização da matéria orgânica. Decomposição de matéria orgânica em ambientes anóxicos - exemplo de interacção cooperativa de diversos grupos fisiológicos de microrganismos; sintrofismo.

TP.2

8 abril 2010, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

TP2.

30 março 2010, 16:00 Cristina Anjinho Viegas

Categorias nutricionais e diversidade metabólica.

30 março 2010, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Necessidades nutricionais dos microrganismos; natureza das fontes de Carbono e de energia. Categorias nutricionais principais entre os microrganismos e nichos ecológicos. Relação dos microrganismos com o Oxigénio; habitat e tipos de metabolismo; espécies reactivas de oxigénio e mecanismos enzimáticos de protecção. Diversidade catabólica entre os microrganismos: quimiorganotrofismo (respiração aeróbia, casos diversos de respiração anaeróbia e vias fermentativas); metabolismo quimiolitotrófico (bioenergética, fontes de energia principais; exemplos de bactérias quimiolitotróficas).