Sumários

Not Taught.

15 fevereiro 2013, 09:30 João Pedro Castilho Pereira Santos Gomes

Não foi ainda leccionada matéria suficiente


Aula não leccionada

13 fevereiro 2013, 18:30 Eduardo José Ramos Morgado

Não foi ainda leccionada nas teóricas matéria suficiente


AULA DE INTRODUÇÃO - PARTE 1

13 fevereiro 2013, 11:00 Antonio Manuel dos Santos Pascoal

 

Aula de Introdução à disciplina de Modelação e Simulação.

Aspectos organizacionais: tipos de aulas, método de avaliação, organização dos laboratórios, elementos de consulta

Exemplos motivadores através da visualização de videos. Resumo dos conteúdos da disciplina, que cobre um espectro alargado de assuntos: 

TÓPICOS I: Sistemas contínuos e discretos: equações diferenciais e às diferenças; modelos de incerteza. Modelos dinâmicos (lineares e não lineares). Análise de pontos de equilíbrio e estabilidade. Espaço de fase, ciclos-limite. Introdução à teoria da estabilidade de Lyapunov. Exemplos: Sistemas económicos e físicos, sistemas electromecânicos, processos biológicos e evolução de populações. Ferramentas de simulação.

TÓPICOS II. Sistemas de eventos discretos. Autómatos, redes de Petri , linguagens. Modelação probabilística de incerteza cadeias de Markov equivalentes a autómatos e redes de Petri. Simulação estocástica e de Monte Carlo. Exemplos: sistemas de comunicação, genoma, sistema de transportes.

TÓPICOS III. Introdução aos Sistemas híbridos. Autómatos hibridos. Exemplos: sistemas biológicos com múltiplos modos, controlo de veículos autónomos, controlo de tráfego aéreo

 

TÓPICOS IV. Introdução à modelação de robôs autónomos, com exemplos da robótica terrestre e marinha:  Cinemática e dinâmica do corpo rígido no espaço tri-dimensional; conceitos básicos de hidrodinâmica; sensores e actuadores; modelos para simulação em SIMULINK. 


Not Taught.

13 fevereiro 2013, 09:00 João Pedro Castilho Pereira Santos Gomes

Não foi ainda leccionada matéria suficiente