Análise de Tarefas

1.1. Objectivos

O objectivo desta aula é apresentar a análise de tarefas relativa ao projecto.

1.2. Preparação da Aula

Na preparação desta aula, devem realizar um inquérito a um mínimo de 15 pessoas que representem os utilizadores alvo do projecto, utilizando o questionário elaborado na última aula. Em seguida, devem analisar os dados recolhidos e responder às 11 perguntas da análise de tarefas.

Devem também pensar nas funcionalidades que o vosso protótipo deveria ter caso fosse implementado na totalidade e, com base nessa lista de requisitos funcionais, descrever 3 tarefas e definir para cada uma delas as respectivas métricas de usabilidade.

A descrição de uma tarefa deve ser clara e específica, de forma a que a tarefa seja repetível. Deve enunciar um objectivo a cumprir e não o modo como a tarefa é realizada (por exemplo: "comprar um bilhete para hoje para o comboio Alfa das 14:30 com destino ao Porto e pagar com o cartão multibanco").

Finalmente, todos os grupos devem preparar uma apresentação powerpoint (versão anterior a 2007) com um máximo de 10 slides que resuma a análise de tarefas (resposta às 11 perguntas suportada pela análise aos dados dos inquéritos) e apresente a descrição das 3 tarefas com as métricas de usabilidade.

Devem enviar a apresentação por correio electrónico para ipm.leic@gmail.com até às 18h do dia anterior à aula. O nome do ficheiro a enviar deve ser apenas o número do grupo e o subject da mensagem deve ser:
Aula 3 - <Turno_Fénix> - <Grupo>

Por exemplo, o grupo 14 do turno IPM3L03 deve enviar um ficheiro 14.ppt com o subject Aula 3 - IPM3L03 - 14.

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

Os grupos que apresentam nesta aula dispõem de 10 minutos para fazer a apresentação. No final de cada apresentação, o docente fará alguns comentários e ajustará as tarefas propostas.

Os grupos que não apresentam nesta aula também receberão comentários do docente.